Freidson (1996, Apud TEIXEIRA, 2019) coloca que para ser considerado profissão a atividade laboral deve remeter a um tipo específico de trabalho especializado, que apresenta bases teóricas definidas. Nesse sentido, a profissão apresenta conhecimentos especializados e institucionalizados e é organizada a partir de associações profissionais que buscam padronizar e autorregular a conduta dos profissionais por meio dos códigos de ética.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Quanto ao conceito de profissão, verifique as proposições a seguir e responda:
I. Pode-se compreender uma profissão como uma ocupação reconhecida oficialmente. Para ser reconhecido como uma profissão, o ofício realizado deve ainda ter um certo tipo de conhecimento e de habilidade considerados requisitos para o desempenho do trabalho.
II. Para muitas profissões não é necessário que se faça um curso superior. Assim, caso a pessoa possua uma grande experiencia com a prática esportiva ou com a realização de exercícios físicos pode ser considerado um profissional de educação física, visto que terá conhecimentos específicos a respeito destas modalidades.
III. Uma profissão apresenta elementos característicos como autonomia, expertise e credencialismo. A autonomia está relacionada a tomada de decisão sobre as problemáticas do trabalho e definição dos procedimentos adotados; a expertise, está ligada ao domínio de conhecimentos específicos; e o credencialismo, que se relaciona ao credenciamento a uma categoria profissional.
Estão corretas as alternativas:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.