As lutas e artes marciais, podem dizer muito sobre a história, a cultura e a organização social de um povo. Nesse sentido, faz-se importante valorizar e preservar as tradições culturais e esportivas por meio do trabalho com as lutas e artes marciais nos diferntes espaços de ocupação do profissional de Educação Física. No Brasil, dentre as lutas reconhecidas no mundo todo, temos a capoeira, uma arte marcial que nasceu no país durante o período colonial e tem raízes na cultura africana e indígena (Rosa, 2023).
Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
A história da capoeira perpassa desde uma prática marginalizada e perigosa até o reconhecimento enquanto patrimônio cultural brasileiro. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I. A capoeira é uma arte marcial brasileira que combina elementos de dança, ginástica e luta.
II. Possui inúmeras características da cultura e religião dos povos escravizados e surgiu como forma de defesa e resistência dos escravos africanos contra seus opressores.
III. Atualmente é praticada no mundo todo e considerada uma importante manifestação da cultura afro-brasileira
IV. O melhor jogador/lutador é quem comanda o ritmo da roda, podendo ser chamado, inclusive, de o mestre da roda.
V. O Código Penal de 1980, traz em seu Artigo 402, a criminalização da capoeira, no qual fica proibido a “Capoeiragem” e ainda considera como agravante o pertencimento a alguma “banda ou malta”.
É correto o que se afirma em: