Publio (2005) destaca que Jahn, pai da Ginástica Artística, lecionava em um instituto e era o responsável pelas saídas bissemanais dos alunos para uma área sem cultivo e arborizada chamada Hasenheide (Paradeiro das Lebres), local em que ocorriam batalhas simuladas. Para Jahn, caminhar, saltar, lançar, sustentar-se são exercícios gratuitos como o ar e podem ser praticados em qualquer lugar, além do que, isso o Estado pode oferecer a todos - pobres, ricos, classe media, - tendo cada um sua necessidade.
Fonte: PUBLIO, N. S. Origem da Ginástica Olímpica. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005.
De acordo com Soares (2007), a ginástica de Jahn ultrapassava o caráter da saúde e da moral, sendo o caráter militar bastante reforçado. Esta ginástica preconizava a preparação dos jovens para guerra e também carregava fortemente a ideologia higienista. Durante os exercícios físicos, Jahn utilizava obstáculos, os quais mais tarde foram chamados de “aparelhos de ginástica”.
Fonte: SOARES, C.L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas-SP: Unicamp, 2007.
De acordo com os trechos e os conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta uma das principais características da ginástica proposta por Jahn:
Alternativas
Alternativa 1:
A utilização da música e de aparelhos de pequeno porte, como arcos e cordas.
Alternativa 2:
A elaboração de circuitos de atividades com aparelhos de pequeno porte, realizadas em partes com intervalo de 20 minutos entre cada um deles.
Alternativa 3:
A adaptação e a criação de materiais alternativos que pudessem ser utilizados em coreografias, de maneira bastante criativa e autônoma.
Alternativa 4:
A possibilidade de executar livremente as séries e também os aparelhos desde que, o elemento postural fosse respeitado e os movimentos fossem inéditos e criativos.
Alternativa 5:
O método proposto teve grande aceitação pelos jovens alemães que gostavam de sua proposta mais livre, criando e adaptando aparelhos que já serviam para treinamento militar, assim proporcionando a pratica na vida cotidiana de seus alunos.