Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante, na infância, principalmente as habilidades básicas: andar, chutar, correr e rebater. Entretanto, este desenvolvimento não ocorre de modo linear, sendo fundamental que a escola possibilite a criança um ambiente variado, que proporcione situações inéditas e desafiadoras, estimulando a resolução de problemas (HAYWOOD e GETCHELL, 2010).
HAYWOOD K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Texto 2: “No entanto, há momentos no desenvolvimento das crianças em que há necessidade de avaliar seus aspectos, sobretudo quando o desenvolvimento delas não apresenta uma condição favorável, demonstrando dificuldades em sua aprendizagem motora e em se desenvolvimento psicomotor (GABALDO e BEZERRA, 2019, p.37).
GABALDO, D. Y.; BEZERRA, J. P. D. Avaliação dos aspectos de psicomotricidade: uma revisão bibliográfica. In: PAULA, E. F. et al (org.) Educação: interlocuções, diálogos e reflexões na contemporaneidade. São Paulo: Pimenta cultural, 2019, p. 33 – 43.
Considerando os excertos acima, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso:
I. No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação, dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
II. No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
As afirmações I, II e III são, respectivamente: