A ética profissional pode ser considerada a soma de deveres e de responsabilidades que estabelece a norma de conduta do profissional no desempenho de suas atividades e relações com o cliente. Portanto, é necessário, também, que o profissional se atente aos princípios e valores que nortearão seu trabalho e à sua conduta perante aqueles que procuram seu serviço, com a real preocupação com as necessidades e as potencialidades.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Com relação a ética profissional, analise as proposições a seguir:
I. Ainda é possível encontrar pessoas atuando na área da educação física sem apresentar qualificação necessária. Isto pode ocorrer em diversos contextos da profissão tais como academias, clubes, até a área do rendimento esportivo. Esta atuação pode ter um impacto negativo na profissão, visto que pode contribuir para que seja vista como essencialmente prática e desprovida de fundamentação acadêmico-científica.
II. Uma das funções do código de ética, ou da ética profissional em si é proteger os profissionais, visto que, a partir dele são estabelecidos os deveres dos contratantes. Assim, o profissional é eximido de qualquer problema que possa vir a ter durante a intervenção.
III. No que tange a educação física, não há um código de ética, apenas é regulamentada Sistema CONFEF/CREFs – um órgão federativo, criado pela Lei Federal 9.696/1998, que normatiza, delibera ações e fiscaliza o exercício profissional da nossa área.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I apenas.
Alternativa 3:
II apenas.
Alternativa 4:
I e II apenas.
Alternativa 5:
II e III apenas.