Gonzáles, Darido e Oliveira (2014 apud ROSA, 2023) desenvolveram um quadro de orientações que aborda as atividades de lutas em diferentes faixas etárias. Suas orientações contribuem sobre como adaptar e planejar estrategicamente essas práticas, levando em consideração as necessidades de desenvolvimento de cada grupo etário. Com essa base teórica, é possível conceber abordagens mais eficazes e envolventes, garantindo que as experiências de aprendizado sejam pertinentes e estimulantes para todos os alunos.
Fonte: ROSA, J. L. Lutas. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
De acordo com a tabela disponível em seu livro didático, analise as afirmativas a seguir:
I. Ampliação dos movimentos e combinações, aprendizagem da lógica das diferentes modalidades são parte da fase do movimento especializado no estágio de utilização ao longo da vida.
II. Brincadeiras de oposição, movimentos de distância curta, média e longa, diversidade de jogos de oposição em duplas e grupos, são parte da Fase do movimento especializado no estágio de transição.
III. Atividades básicas como brincadeiras gerais, atividades de empurrar, rolar, correr e pegar de modo lúdico, indo do abstrato para o concreto, são parte da fase do movimento fundamental, que é o estágio de proficiência.
IV. Movimentos mais avançados como combinação de socos e chutes, aprendizagem de esquivas, movimentos de defesa e contragolpes e aplicação de movimentos são parte da fase do movimento especializado no estágio de aplicação.
Assinale a alternativa correta: