A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc.), dando origem à dívida pública.
Assim como o bom uso do crédito por um cidadão facilita o alcance de grandes conquistas (a compra de sua casa própria, por exemplo), o endividamento público, se bem administrado, permite ampliar o bem-estar da sociedade e favorece o bom funcionamento da economia.
As receitas e as despesas de um governo passam por ciclos e sofrem choques frequentes. Em momentos de crise, por exemplo, a economia produz menos e a arrecadação de impostos cai. Ao mesmo tempo, o número de desempregados sobe e os gastos do governo com seguro desemprego aumentam. Com isso, a conta do governo fica mais apertada. Na ausência do crédito público, esses choques teriam de ser absorvidos por aumento na carga tributária ou por cortes em outros gastos, penalizando, demasiadamente, em ambos os casos, a geração atual (Tesouro Transparente, 2024).
Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/videos/a-divida-em-videos/2-o-que-e-a-divida-publica.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Mediante o exposto sobre a dívida pública analise as afirmativas a seguir e à relação proposta entre elas:
I. A elevação da dívida pública a um ritmo superior ao crescimento do PIB representa um desafio para o Governo.
PORQUE
II. Indica que uma parcela maior do orçamento será destinada ao pagamento de juros da dívida. Essa situação pode resultar em dificuldades financeiras no futuro, exigindo a tomada de medidas para equilibrar as contas públicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: