A cortada é o fundamento que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um golpe forte, realizado durante um salto, a bola no solo adversário, de forma que, geralmente, encerra o rali. É considerada o gesto técnico mais complexo do voleibol, devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto (coordenação de vários movimentos). As cortadas exigem, para seu domínio, força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V.. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto anterior e os estudos na disciplina sobre o desempenho do jogador canhoto, analise as afirmativas, a seguir, considerando V para verdadeiro e F para falso.
I - Na fase da chamada da cortada, em que o canhoto deve iniciar com a perna direita a frente, de modo que posicione o ombro esquerdo mais distante da rede.
II - Na fase da chamada da cortada, o canhoto deve iniciar com a perna esquerda à frente, de modo que posicione o ombro direito mais distante da rede.
III - A melhor posição para o ataque do canhoto é a posição 4, na entrada de rede, considerando o ângulo que o jogador terá para realizar o ataque.
IV - Para os canhotos a melhor posição é a 2, na saída de rede, pois recebem a bola levantada da esquerda para a direita.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente: