Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a "mente", a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e uma certa dimensão "intrapsíquica", das emoções, do desejo, do inconsciente o "reino da subjetividade". Implica, portanto, enunciar o "psicológico" objetivando tais instâncias: construindo-as como "realidades psíquicas", universalizando-as, substancializando-as e naturalizando-as, ancorando-as nas objetividades do corpo e da natureza, bem ao estilo do modelo de ciência da época (PRADO FILHO, MARTINS, 2007, p.14).
Fonte: PRADO FILHO, K.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade., Recife, CFCH – UFPE, v.19, n. 3, dez., 2007.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NJYycJNvX58WS7RHRssSjjH/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A prática pedagógica invoca o professor ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e, com isso, promove por meio da mediação, a apropriação dos instrumentos e signos culturais que vão proporcionar o desenvolvimento do aluno em sua totalidade.
PORQUE
II. O conhecimento científico possibilita ao sujeito satisfazer necessidades que até então não foram identificadas por ele, levando aos outros níveis de desenvolvimento. O professor é essencial neste processo, sendo sua ação repleta de intencionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: