ATIVIDADE 3 – FAR – ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS – 52/2023
"Segundo Souto (2002), embora haja uma tendência em associar líderes a cargos gerenciais, essa relação nem sempre é verdadeira. A capacidade de influenciar as pessoas não está limitada apenas ao poder formal conferido pela empresa a um indivíduo. O poder atribuído a um cargo é relevante por permitir que a pessoa mande, ordene, organize, indique como e por quem as tarefas devem ser executadas, porém, apenas esse poder não é suficiente para fazer de alguém um líder efetivo."
Fonte: COSTA, W. S. et al. Administração e Marketing em Empresas Farmacêuticas. Indaial: Arqué, 2023. p. 256.
Qual a relação entre liderança e poder formal em uma organização?
ATIVIDADE 3 – FAR – FARMACOLOGIA APLICADA – 52/2023
O diabetes melitos (DM) é um distúrbio metabólico crônico caracterizado por hiperglicemia persistente. Pode ser decorrente de secreção de insulina prejudicada, resistência às ações periféricas da insulina ou ambas as condições. A hiperglicemia crônica em sinergia com outras alterações metabólicas em pacientes com diabetes melitos pode causar danos a vários órgãos, levando ao desenvolvimento de complicações de saúde incapacitantes e potencialmente fatais, das quais as mais proeminentes são as complicações microvasculares (retinopatia, nefropatia e neuropatia) e complicações macrovasculares que aumenta de 2 a 4 vezes o risco de doenças cardiovasculares.
GOYALA, Rajeev; JIALAL, Ishwarlal. Diabetes Mellitus Type 2. PubMed. June 19, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513253/ Acessao em 12/04/2023.
A semaglutida (OzempycⓇ) é um medicamento utilizado para o tratamento da DM, esse medicamento está em avaliação para aprovação e possível indicação como opção também no tratamento para redução da obesidade. Enquanto isso, temos visto uma grande repercussão no seu uso off label no tratamento da obesidade, auxiliando na perda de peso. Pesquisas apontam que quando usada de forma off label por pessoas em situação de sobrepeso, é possível reduzir o peso corporal em até 10%. Considerando, que o farmacêutico é um profissional que tem capacidade e conhecimento técnico para informar sobre a melhor forma de realizar o tratamento, utilização dos medicamentos de forma correta e esclarecimento das possíveis contraindicações e interações medicamentosas, devendo estar em consta atualização sobre as inovações e tendências no mercado farmacêutico, responda os questionamentos abaixo:
Material complementar: NASCIMENTO, J. C; LIMA, W. M. G; TREVISAN, M. A atuação do farmacêutico no uso da semaglutida (Ozempic): uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n.11. nov. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40244#:~:text=Pesquisas%20apontam%20que%20quando%20usada,de%20diabete%20mellitus%20tipo%202
A) Defina o termo off label e justifique a utilização da semaglutida como auxiliar na perda de peso, considerando o seu mecanismo de ação.
B) Apresente as recomendações na utilização da semaglutida para o tratamento da diabetes tipo 2, levando em conta: medidas não farmacológias adotadas, recomendação apenas a monoterapia ou associação com outros medicamentos.
C) Descreva o papel do farmacêutico na utilização deste medicamento para o tratamento da diabetes ou no uso off label.