Comunicar-se. Eis uma aptidão nata do ser humano. O tempo todo estamos tentando estabelecer contato com as pessoas, seja por meio da fala, seja por meio da escrita. A interação com o outro acontece antes mesmo de aprendermos nossa língua materna, e desde a tenra idade, através de expressões faciais e até mesmo de sons incompreensíveis, lançamo-nos à incrível arte da comunicação. Cada texto produzido, oral ou escrito, apresenta uma intencionalidade. Não pense que os atos de fala são desprovidos de um objetivo. Há um objetivo até mesmo nas famosas conversas de elevador, quando as pessoas, entediadas, travam um diálogo que muitas vezes parece ser pouco produtivo ou até mesmo dispensável.
MUNDO EDUCAÇÃO. Funções da linguagem. Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/funcoes-linguagem-1.htm. Acesso em: 11 ago. 2023.
(adaptado)
Considerando o exposto no texto, relacionando ao tema estudado, avalie as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um guia turístico, ao explicar a história de um monumento a um grupo de turistas estrangeiros que não
falam bem o idioma, aproveita de elementos visuais e gestuais para auxiliar na compreensão, utilizando,
dessa forma, a função emotiva.
PORQUE
II. A função emotiva tem como objetivo principal comunicar as informações do remetente para o
destinatário. Esta função concentra-se no contexto, pois sua ênfase está em transmitir conhecimentos
relacionados a pessoas, objetos, eventos e outros elementos. Exemplos claros dessa função podem ser
observados em notícias de jornais, textos científicos e livros didáticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.