Considere a seguinte situação fictícia:
Algumas instituições de ensino superior disponibilizam, entre as disciplinas optativas, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Graças a isso, o jovem Henrique, que se comunica utilizando a língua de sinais e faz uso de um aparelho de amplificação sonora individual em função de sua deficiência auditiva moderada, tem conseguido se comunicar com alguns colegas de trabalho na empresa que o contratou como estagiário. O domínio da linguagem de sinais, comunicação específica da comunidade surda, é uma qualificação que vem apresentando uma grande demanda no mercado de trabalho atualmente, por profissionais que possam eliminar barreiras de comunicação.
A partir do caso exposto e dos conhecimentos abordados em “Linguagem, comunicação e interação”,
assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O caso expôs que a utilização de aparelho de amplificação sonora individual prejudica todo o ato de comunicação.
Vimos no caso que nenhum funcionário da empresa tem dificuldade auditiva, nem consegue estabelecer
comunicação com o estagiário.
Há falta de comunicação, quando se trata de língua de sinais e placas de trânsito, por exemplo, pois o entendimento entre as pessoas necessita ser verbalizado.
A pessoa com deficiência auditiva deve ser vista como alguém igual a todos, apenas estabelece melhor comunicação com quem se dirige a ela se utilizando do mesmo código que ela domina.
O princípio da educação inclusiva desconsidera o uso de sinais e gestos para construir uma mensagem, tendo em vista que só pode haver compreensão estritamente em mensagem de língua escrita.