A linguística é uma ciência que se ocupa, através das suas várias disciplinas, com a língua por ser o seu objeto de estudo. Ela, através de seus pesquisadores, elabora reflexões críticas sobre um modelo de ensino-aprendizagem de língua pautado somente na gramática normativa tradicional. Segundo Antunes (2007, p. 22) não basta ter “[...] crença ingênua de que, para se garantir eficiência nas atividades de falar, de ler e de escrever, basta estudar gramática (quase sempre nomenclatura gramatica), até a crença, também ingênua, de que não e para se ensinar gramática”. Sobre este tema, a autora diz que “[...] a população parece ficar acalmada, em paz com a língua, embora cega perante a imensa heterogeneidade e flexibilidade dos usos. [...] na hora de entender ou de escrever um texto mais complexo, ‘o saber gramática’ se mostra, irremediavelmente, insuficiente”.
Fonte: ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: para um ensino de línguas sem pedra no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
SILVA, Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-PR.: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Para a linguística e seus pesquisadores, a gramática normativa tradicional é um manual completo porque está em constante processo de atualização sobre os usos da língua e suas variações que, por conta da sua flexibilidade e heterogeneidade, vai se adaptando à realidade dos seus falantes.
PORQUE
II. A gramática normativa tradicional utilizada de forma descontextualizada e isolada, ou seja, amparada somente nas sua nomenclatura fixas advinda da cultura grega-latina, não é suficiente para desenvolver as habilidades de ler, escrever e compreender os textos multimodais da atualidade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.