Leia o excerto do poema “aula de português” de Carlos Drummond de Andrade:
A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
[...]
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o Amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
Fonte: Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/carlos-drummond-de-andrade-aula-de-portugues/. Acesso em: 25 abr. 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O poema elabora uma crítica sobre o ensino de língua que é adquirida/aprendida de forma natural, paulatina e simplificada pelo falante, mas quando este passa a frequentar a escola, especificamente, durante as aulas de língua portuguesa, ocorre uma sensação de desaprendizagem.
PORQUE
II. Os exercícios de repetição, aplicados mediante as regras da gramática tradicionalista, em um modelo curricular de ensino-aprendizagem descontextualizado da realidade do falante, apresenta algumas regras que não se usam no cotidiano, provocando uma sensação de que falar e escrever uma língua culta é algo inacessível.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.