MAPA - BEDU - LIBRAS - 53/2023
É fácil acreditar que para o estudante de Licenciatura em Educação Física, torna-se mais simples a compreensão da estrutura gramatical da língua de sinais, pois, discutir a língua e cultura de uma sociedade faz parte de seu aprimoramento acadêmico. O ponto importante em nossa disciplina foi usar a linguística contrastiva, pois ela serve como base para comparação entre duas ou mais línguas, elencando as similaridades como também as diferenças.
NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - UniCesumar, 2022.
O que gera desconforto para quem está iniciando sua aprendizagem em Libras é justamente a característica viso-espacial específica, mas, ao estudarmos as estruturas internas, compreendemos porque a lei 10.436/2002 reconhece a língua de sinais como uma língua real, fazendo dela meio de comunicação legal da comunidade surda. A disciplina de Libras em seu curso de licenciatura tem por objetivo não torná-lo(a) um(a) profissional fluente em língua de sinais, mas um(a) profissional apto(a) para trazer a inclusão de maneira real para o aluno surdo, entendendo ser a presença dele verdadeira em algum momento na vida do docente.
Nesse contexto, considere a seguinte situação:
Em seu primeiro dia em sala de aula com os alunos do terceiro ano fundamental anos iniciais, você percebe o constrangimento de Lilian ao ser chamada de “surdinha” e “mudinha”, pelas outras crianças.
Desde o primeiro dia, os colegas de turma que são ouvintes agem de forma grosseira, usando mímicas e criando situações constrangedoras para com a aluna. Diante disso, com o objetivo de romper as barreiras atitudinais, você precisa precisa adequar o que aprendeu e desenvolver uma linguística contrastiva sobre a Língua Portuguesa e a Língua de Sinais, desmistificando assim a gestualidade da Libras.
Sua apresentação deve seguir essa ordem:
1. Apresentar o que é linguística contrastiva.
2. Apresentar quais são os níveis de linguística contrastiva e as principais características.
3. Sintetizar (apresentar de forma resumida) as diferenças entre a Língua Portuguesa e a Libras.
4. Sintetizar (apresentar de forma resumida) as semelhanças entre a Língua Portuguesa e a Libras.
5. Apresentar imagens de você (você precisa aparecer inteiro) realizando seu PRIMEIRO NOME seguindo o alfabeto em libras. Exemplo: se o seu nome fosse LUNA, seria necessário apresentar 4 fotos, cada uma representando você realizando uma letra.
ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE (LEIA TUDO COM CALMA E ATENÇÃO):
- Assista ao vídeo de explicação da atividade disponível no fórum das aulas ao vivo.
- A atividade deverá ser entregue no MODELO DE MAPA, disponível no Material da Disciplina de Libras.
- Você deverá utilizar no mínimo 7 slides e no máximo 12 slides (sem contar os slides de explicação).
- Faça uso de imagens, que sejam coerentes aos slides em que forem inseridas.
- Ao concluir o desenvolvimento do seu trabalho, faça um slide com as referências utilizadas na construção da atividade.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no último s- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- O formato do arquivo deve ser “Apresentação de Slides” (ppt. ou pptx) ou PDF.
- Todas as atividades são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum desconto na nota.
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.
- A atividade deverá ser realizada individualmente.
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
- Utilize o livro (PDF), as aulas conceituais e as aulas ao vivo, como principais fontes de apoio.
- Em caso de plágio de sites da internet ou atividades exatamente iguais entre dois alunos, a atividade será zerada.
- Lembre-se de finalizar a sua atividade quando enviar o seu arquivo.
- Os prazos das atividades NÃO SERÃO ALTERADOS, desta maneira, EVITE deixar a realização para última hora.