MAPA – BEDU – ESPORTES COLETIVOS BASQUETE E HANDEBOL – 52/2023
REGULAMENTO
Basquetebol
A competição de basquetebol será de acordo com as regras oficiais colocadas no livro da disciplina (COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UnCesumar, 2019), ou seja, regras adotadas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e Confederação Brasileira de Basquetebol (2018).
A partir disso, preencha as regras dos itens a seguir:
- Número de jogadores por equipe.
- Número de jogadores em quadra e número de substituições.
- Número de técnicos, assistentes técnicos e acompanhantes.
- Quantidade de árbitros.
- Tempo total de jogo.
- Quantidade de período.
- Tempo de cada período.
- O que é considerado violação?
- Como as violações são punidas?
- As faltas são causadas por:
- Tipos de falta que podem acontecer.
- Limite de faltas individuais por jogador.
Handebol
A competição de handebol será de acordo com as regras oficiais colocadas no livro da disciplina (COSTA, L. C. A.; KRAVCHYCHYN, C. Esportes Coletivos: handebol e basquetebol. Maringá: UniCesumar, 2019), ou seja, a partir do site da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb (2019).
A partir disso, preencha as regras dos itens a seguir:
- Duração de cada partida (mesma duração de uma partida para adultos).
- Quando tem prorrogação?
- Número de jogadores por equipe/número de jogadores em quadra.
- Quando o goleiro pode se tornar jogador de quadra?
- Composição da equipe de arbitragem.
- Quando um gol é marcado?
- Quando acontece um tiro de sete metros?
- Punição de condutas antidesportivas por contato físico ou desrespeitoso.
QUADRAS
Foi tirada uma foto da parte de cima de meia quadra de ambas as modalidades para verificar se estava tudo certo, porém, notou-se que faltava uma linha em cada quadra que deve ser consertada antes do campeonato. Observe as imagens presentes no formulário e aponte qual linha está faltando em cada quadra:
2.1. Linha faltante na quadra de basquetebol.
2.2. Linha faltante na quadra de handebol.
Siga os passos a seguir para elaborar sua atividade:
- Acesse a pasta Material da Disciplina e baixe o arquivo MODELO MAPA.
- Para entender melhor as regras básicas do Basquetebol, acesse as páginas 58–65 do livro da disciplina.
3. Para entender melhor as regras básicas do Handebol, acesse as páginas 122–129 do livro da disciplina.
MAPA - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 52/2023
Critérios e orientações:
Pesquise sobre os “objetos do conhecimento” (as “áreas”) de estudo da Filosofia, buscando relacioná-las com a educação. Primeiramente, escreva uma breve introdução explicando os cinco objetos estudados pela Filosofia. Em seguida, apresente a relação desses objetos com a Educação (1. Epistemologia e Educação; 2. Metafísica e Educação; 3. Ética e Educação; 4. Estética e Educação; 5. Filosofia Política e Educação). Posteriormente, em caráter de conclusão, cite exemplos práticos sobre a relação entre a “Filosofia” e a “Educação” com o agir docente.
Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, considera-se que os processos pedagógicos e as ajudas manuais são essenciais para efetividade no processo de ensino e aprendizagem dentro da ginástica. Mediante isso, em uma situação hipotética, você foi contratado(a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em uma academia de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você irá ensinar seus alunos a realizar dois elementos gímnicos, sendo eles: Rolamento para frente grupado e Roda. Para ensinar esses dois elementos de forma adequada, você deverá explicar como se realiza corretamente esses dois elementos, em seguida, explicar um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos (exemplos: colchões, plintos, bancos suecos, cordas, elásticos, entre outros) para cada elemento e, por fim, explicar como é a ajuda manual de cada um desses elementos.
MAPA – BEDU – GINÁSTICA – 52/2023
Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como se realiza corretamente os elementos Rolamento para frente grupado e Roda e, posteriormente, explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos e a ajuda manual para cada um dos elementos citados.
A atividade deverá ter as seguintes fases:
- Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
- Explique como se realiza corretamente os elementos: Rolamento para frente grupado e Roda;
- Explique um exercício pedagógico com o auxílio de aparelhos para cada elemento: Rolamento para frente grupado e Roda.
- Um exercício pedagógico para cada elemento.
- Descreva com detalhes todo o desenvolvimento e os recursos materiais que são utilizados para a realização de cada exercício pedagógico;
- Explique a ajuda manual dos elementos: Rolamento para frente grupado e Roda.
- Uma forma de ajuda manual para cada elemento.
Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais e leia a unidade V do Livro “Educação Física no Ensino Superior - Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins”, disponível na Minha Biblioteca:
MAPA – BEDU – JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – 52/2023
A secretaria de Esporte e Lazer do seu município está organizando ações para divulgar uma nova ação de incentivo a utilização dos espaços públicos para o lazer, como praças e também avenidas que serão interditadas aos domingos e feriados. Você foi convidado para elaborar e organizar as atividades de uma “Rua de Recreio” que se caracteriza como um dia de brincadeiras para as crianças na rua de um bairro específico da cidade.
A estimativa é que 300 crianças de diferentes idades compareçam a esse evento, e você terá a sua disposição Professores e Acadêmicos de Educação Física para atuarem nas atividades junto a sua coordenação. As brincadeiras a serem elaboradas deverão acontecer todas ao mesmo tempo, para que as crianças possam se dividir entre as atividades.
Compreendendo a partir dos nossos estudos de que não há um único tipo de brincadeira que todas crianças gostem, pois, cada criança tem a sua história, tem os seus próprios anseios, você precisará programar atividades com características diferentes a fim de que todas as crianças participem ativamente.
- Elabore 5 estações, onde em cada estação estará acontecendo uma atividade diferente.
- Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos.
- Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade.
Você poderá incluir entre essas atividades algumas das brincadeiras, dos jogos e brinquedos vistos em nossas aulas, como também brincadeiras da sua infância.
Observar que um evento como uma “Rua de Recreio” as atividades devem ser pensadas de uma forma que possam atender várias crianças ao mesmo tempo, pois elas estarão livres para escolher as atividades que irão participar.
Siga o modelo para a elaboração do Mapa:
ESTAÇÃO: Nesse campo você deverá inserir o nome da brincadeira.
DESCRIÇÃO: Nesse campo você deverá inserir a explicação da brincadeira de forma objetiva - se terá equipes, quantas equipes, quais as regras, quais os objetivos a serem alcançados pelos participantes.
MATERIAL: Quando necessitar de material, nesse campo você deverá inserir a quantidade de cada material que será utilizado nessa estação. Caso não necessitar, apenas informar que não utilizará material.
ESTAÇÃO 01:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 02:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 03:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 04:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL:
ESTAÇÃO 05:
DESCRIÇÃO:
MATERIAL: