Com base nos dados levantados, você deverá:
- a) Indicar qual o defeito que deve ter a solução priorizada. Para isso, você deverá estruturar e apresentar um Gráfico de Pareto que trata dos defeitos encontrados.
ATENÇÃO: para a realização do Gráfico de Pareto, considere os dados disponíveis no experimento do laboratório virtual da Algetec, disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios Laboratórios Virtuais Gráfico de Pareto). Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento e, além da indicação do defeito que deve ser priorizado, sua resposta deve conter dois prints:
- O primeiro print deve conter a tabela com os dados referentes à contagem de ocorrências de cada problema, o percentual que representa e o somatório dos percentuais.
- O segundo print deve conter o Gráfico de Pareto que foi gerado pelo próprio laboratório da Algetec.
- b) Dentre os defeitos levantados está a gramatura fora de padrão. A gramatura pode ser compreendida como a quantidade de papel em gramas contido em um metro quadrado de papel (g/m²). Para a realização do teste de gramatura, é de extrema importância que a balança utilizada esteja devidamente calibrada e que seu erro sistemático seja conhecido. Dessa forma, para a avaliação do erro sistemático de leitura da balança utilizada para medir a gramatura, um bloco-padrão de 50 g foi usado como padrão de referência. Foram coletadas 12 medidas de massa, conforme a tabela a seguir, por um mesmo operador, por meio do uso da balança em questão. Dessa forma, calcule o erro sistemático da balança.
Medição Leitura da Balança
1 44,98
2 45,00
3 45,01
4 45,00
5 45,02
6 45,00
7 45,03
8 45,01
9 44,99
10 44,99
11 44,97
12 45,00
- c) Além dos defeitos na linha de produção, a empresa fabricante de bobinas de papel recebeu o resultado da Pesquisa de Satisfação de Clientes, na qual foi constatado que mais de 50% dos clientes encontram-se insatisfeitos com o prazo de entrega. Dessa forma, você, gestor da qualidade, foi convocado para apresentar na próxima reunião gerencial um Diagrama de Ishikawa, a fim de identificar ao menos três causas que possam estar resultando no atraso das entregas.