Considere uma escola municipal que possui vários ambientes como a cozinha, a biblioteca, as salas de aula e a sala de computadores, sendo que algumas têm ventiladores e outras ares condicionados, e que você, como profissional da segurança, precisa ter conhecimentos sobre como funciona o sistema de combate aos incêndios, para que em caso de emergência, após treinado, você possa iniciar os procedimentos de emergência até que chegue a ajuda especializada.
Leia o exceto a seguir:
Hoje é possível encontrar uma infinidade de recursos quando o assunto é equipamento e proteção contra incêndio, pois os impactos podem ser imensuráveis quando os itens de proteção necessários não estão presentes.
É necessário que os equipamentos de combate a incêndios estejam conforme os pré-requisitos e com as normas mercadológicas que estabelecem um padrão de qualidade do equipamento em questão, para que a edificação seja liberada para a utilização pelo corpo de bombeiros.
Com o propósito de prolongar a vida útil dos equipamentos de combate a incêndios, é extremamente importante conhecer bem a funcionalidade de cada produto e principalmente as instruções de uso. Tal postura evita prejuízos desnecessários e problemas em casos de emergências.
Os equipamentos de combate a incêndios mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos, sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.
Cada um dos equipamentos de combate a incêndios é importante para assegurar que toda a edificação está protegida, fazem parte de um conjunto essencial para segurança do local.
Sobre a manutenção dos equipamentos de combate a incêndios, vale ressaltar que um dos erros mais comuns no sistema contra incêndios é a falta de manutenção preventiva e corretiva. Somente um reparo profissional é capaz de garantir o pleno funcionamento de cada componente.
Fonte: https://www.hidromon.com.br/equipamentos-combate-incendio#:~:text=Os%20equipamentos%20de%20combate%20a%20inc%C3%AAndio%20mais%20comuns%20s%C3%A3o%20os,como%20o%20abrigo%20contra%20inc%C3%AAndio. Acesso em: 7 fev. 2024.
Um sistema de combate bem dimensionado com suas manutenções preventivas e corretivas em dia, com profissionais treinados para a utilização deles quando ocorrer uma emergência, bem como profissionais que saibam os procedimentos de emergência, reduz os danos ao patrimônio e à vida dos ocupantes.
A escola municipal possui uma cozinha que tem um extintor de PQS (ABC); uma biblioteca na parte de leitura com livros impressos que possui somente um extintor de CO2; as salas de aulas possuem nas portas extintores de incêndios PQS (ABC); e a sala de computadores possui um extintor de água pressurizada. Diante disso, para que a escola possua um sistema de combate adequado, precisa de você, profissional da segurança, para organizar os extintores e verificar se os equipamentos de incêndios estão de acordo. No MAPA da disciplina de Proteção Contra Incêndios e Explosões, sua tarefa como gestor da segurança é:
- a) Explicar se a cozinha, a biblioteca, as salas de aula e a sala de computadores estão com os extintores corretos, explicar o porquê está correto ou corrigir para o extintor adequado informando o motivo.
- b) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) dos 4 tipos de extintores de incêndios (Pó químico seco (ABC), Pó químico seco (BC), CO2 (gás carbônico) e Água Pressurizada).
- c) Para cada um dos extintores, citar quais classes (A, B, C ou D) os extintores podem ser utilizados.
- d) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) de 2 (duas) placas de sinalização nas escolas. Duas fotos a partir da sinalização escolhida, sendo elas: proibição, alerta, orientação e salvamento ou complementares, e informar qual seu objetivo.
- e) Após isso, elaborar um breve texto dissertativo contendo sua opinião como gestor da segurança sobre a importância do sistema de prevenção a incêndios.
Dicas dos professores:
- Leia atentamente o comando da atividade e assista ao vídeo explicativo da atividade disponível no FÓRUM DE VÍDEOS EXPLICATIVOS > ambiente da disciplina.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do FORMULARIO PADRÃO da atividade MAPA, disponível para download no Material da Disciplina > Ambiente da disciplina.
- No ambiente da atividade, certifique-se de que está anexando o arquivo (FORMULÁRIO PADRÃO) correto antes de Finalizar, pois após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Ao enviar a atividade, certifique-se que o arquivo está no formato DOC ou PDF.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Bons estudos!