Dentro dessa discussão um tema importante de ser estudado e abordado é a gamificação. Tendo em vista que a gamificação desempenha um papel crucial na transformação do ambiente educacional, tornando-o mais atrativo e eficaz. A história, muitas vezes percebida como uma disciplina densa e distante, pode se beneficiar enormemente da aplicação de métodos inovadores. Ao incorporar tecnologias educacionais e abordagens criativas, os educadores conseguem envolver os alunos de maneira mais profunda, estimulando o interesse e a participação ativa.
A gamificação, em particular, oferece uma ferramenta valiosa ao transformar o aprendizado em uma experiência interativa e lúdica. Através de jogos educativos, os alunos são incentivados a explorar contextos históricos, resolver desafios e tomar decisões que refletem eventos passados. Isso não apenas torna o processo de aprendizado mais envolvente, mas também desenvolve habilidades críticas, como análise de causas e efeitos, compreensão de contextos históricos e tomada de decisões informadas.
Tendo isso em vista, sugerimos a seguinte atividade:
1) Leia os seguintes materiais:
ENSINANDO HISTÓRIA COM GAMIFICAÇÃO, de Leandro Rezende da Silva e Carlos Edinei de Oliveira: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605212757_ARQUIVO_f0f2051e7b0b37ba88e6162299dfcccf.pdf
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ERA DIGITAL: OS GAMES PARA ALÉM DA GAMIFICAÇÃO, de Lukas Gabriel Grzybowski: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8499437
2) Leia também a 5ª Competência Geral, BNCC (p. 7): https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
3) E a 7ª Competência Específica de História para o Ensino Fundamental, BNCC (p. 398): http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.
4) A partir do conhecimento adquirido por meio das leituras indicadas, você deve refletir e criar um texto resolvendo o seguinte problema:
Você é professor do Ensino Fundamental, mais especificamente do 9º ano. Você foi encarregado de produzir um texto explicando a BNCC e o ensino de História para os seus colegas de escola. Em seu texto, você deve explicar qual é a 5ª competência geral da BNCC, qual é a 7ª Competência Específica de História para o Ensino Fundamental e como a Gamificação pode ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento dessa competência geral. Para isso, explique em seu texto o que é gamificação e quais são as suas possibilidades e vantagens para o Ensino de História. Por fim, apresente um exemplo de como você utilizaria a gamificação em suas aulas de História Contemporânea.
Atenção!
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização.
*Primeiro passo: assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café e realize uma leitura atenta dos materiais indicados no enunciado.
*Segundo passo: elabore um texto dissertativo com base nos questionamentos apresentados no enunciado. Seu texto deve conter no máximo 2 laudas, considerando as referências bibliográficas. Lembre-se: seu texto não pode conter sinopses da internet. Deve ser escrito com suas próprias palavras.
*Terceiro passo: realize uma correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.
*Quarto passo: anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bom trabalho!