MAPA - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53/2023
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem para a disciplina de Filosofia e Ética.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de comportamento humano, cujo estudo da filosofia e da ética podem colaborar na interpretação e entendimento de ações, comportamentos e atitudes que envolvem a democracia e a cidadania.
ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA
A humanidade sempre possibilitou a democracia em sua plenitude? A cidadania sempre foi concedida a todas as pessoas de forma igualitária? A discriminação e o preconceito nunca existiram? Vamos conhecer nesta atividade os problemas que envolvem a ética, a cidadania e a política, que envolvem a luta pelo direito à democracia e igualdade.
O conhecimento, a filosofia e a ética envolvem estudo do próprio comportamento humano, do respeito ao próximo, dos regimes políticos democráticos ou totalitários e da busca por cidadania, por direitos fundamentais, tais como moradia, saúde e educação. A significação visa diagnosticar as diferenças sociais e a busca pela igualdade de condições humanas para o desenvolvimento do trabalho e da pessoa.
Você já estudou e compreendeu a importância da democracia e da cidadania? Já ouviu ou estudou sobre o direito ao voto feminino e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo para acessarem e obterem o direito de votar e de serem votadas? Já refletiu sobre a discriminação das minorias? Certamente, se você fez, você já ouviu sobre esses temas sociais, sobre a história de fatos e atos discriminatórios sociais e raciais. Nesse contexto a atividade proposta vai inserir o estudante neste campo imersivo para refletir perante as condutas morais e éticas que fazem parte do dia a dia do profissional de qualquer área de trabalho.
Trata-se de um momento de observação analítica, leitura e reflexão da atitude ética para formação profissional e a construção da moral que impacta diretamente na valorização humana, fazendo com a atividade estimule o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação.
Este exercício compreende uma reflexão em leitura do texto abordando a democracia e a cidadania nos campos ético-profissionais, que podem impactar diretamente nas condutas e comportamentos sociais influenciadas pelas instituições e modos de comportamento estabelecidos. Para agregar maior conhecimento, será realizada leitura do texto e análise interpretativa para resolução de respostas.
Textos de apoio:
Texto 1: DEMOCRACIA
Em consequência dos progressos sociais das últimas décadas, as exigências referentes à qualidade das políticas públicas aumentaram ao mesmo tempo em que houve uma redução de confiança nas instituições políticas por uma parcela da população, o que representa um novo desafio aos partidos políticos. Além disso, devido ao financiamento privado das campanhas políticas, houve uma intensa ampliação da influência das empresas nas decisões políticas.
O sistema político brasileiro ainda apresenta uma série de problemas estruturais e debilidades institucionais. Essas questões, aliadas à crise que a democracia vem enfrentando em todo o hemisfério Ocidental, deixam clara a necessidade de ampliar os debates sobre o futuro da democracia, a participação política e as reformas necessárias.
Fonte: https://brasil.fes.de/temas/democracia. Acesso em: 19 maio 2023.
Texto 2: A DEMOCRACIA E A CIDADANIA
Na década de 1980, vivenciamos a transição democrática no Brasil, construção esta que se reergue passo a passo, rumo à sociedade em que todos tenham representatividade. A democracia tem como natureza a participação social, as construções de identidades coletivas, da noção de direito e de cidadania. Ela ajuda a construir o regime em que haja possibilidades de novas práticas e formas de sociabilidade fundadas em bases mais igualitárias. Em meio a essa prática política como exercício das relações sociais, devemos constituir-nos de relações que nos humanizam, minimizando dominações e opressões de uns sobre outros. Condiz à cidadania, a garantia da participação na sociedade, para que todos possam exercer, com plenitude, o direito de escolha, podendo decidir sobre seu destino social.
Fonte: MARTINELLI, S. E. Filosofia e Ética. Maringá: UniCesumar, 2019.
O nosso livro didático, as aulas, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão lhe auxiliar na realização dessa atividade.
Realização da atividade:
Mediante o conteúdo exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Filosofia e Ética, responda o que se pede:
a) Responda se as relações de poder devem ser contestadas e a cidadania é uma dessas armas de contestação ligada a experiências de movimentos sociais.
b) A convivência das pessoas nas cidades deve levar em consideração o respeito mútuo às diferenças, a busca de direito e igualdade de oportunidades. Nesse sentido, responda em formato de texto se a democracia também é realizada pela luta de minorias nos espaços urbanos, e se a ideia autoritária é considerada um obstáculo para a democracia.
IMPORTANTE:
1. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
2. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
3. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
4. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
5. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a).