Esse método de análise e mudança de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase estanque — ou seja, não acontece uma única vez —, tampouco é absoluta. Por isso, no decorrer do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda a fazer exatamente esse controle, que é contínuo, contribuindo para que cada processo se desenvolva da melhor maneira possível.
Por sua vez, na gestão de projetos, é uma forma de não se fechar às mudanças, além de possibilitar a evolução incremental, ou seja, baseada em ajustes contínuos e graduais. Também é uma medida para centralizar os esforços com clareza, uma vez que os alvos — pontos de melhoria — estarão muito bem delimitados com as repetições do PDCA.
No desenvolvimento de produtos a relação é ainda mais evidente. A cada nova experimentação, a equipe aprende qual a lacuna entre o resultado esperado e o produzido, retomando o planejamento para definir ajustes até que a solução esteja pronta para ser entregue ao cliente.
Perceba, portanto, que a ferramenta é bastante versátil, e o seu domínio será muito útil para o gerente em diferentes momentos e atividades.
Disponível em: <https://www.projectbuilder.com.br/blog/ciclo-pdca-uma-ferramentaimprescindivel-ao- gerente-de-projetos/>. Acesso em: 13 mar. 2023. (Project Builder – Adaptado)
Etapa 2: Leitura e análise d estudo de caso, realização e envio da atividade
Estudo de caso fictício – Cerveja Artesanal
Considerando o aumento do nível de exigência dos consumidores de cervejas por produtos diferenciados e visualizando uma possibilidade de crescimento desse tipo de produto, a Cervejaria Weiss irá desenvolver e lançar uma cerveja artesanal, para distribuição e consumo para pessoas que busquem bebidas diferenciadas.
Segundo levantado no planejamento estratégico da empresa, o lançamento de um novo produto no mercado, com diferencial de sabor e destinado a um público mais seleto, deverá trazer um aumento de faturamento da ordem de 5% após o segundo ano de mercado. O projeto é para desenvolvimento e lançamento de uma cerveja artesanal no mercado brasileiro.
O prazo limite é dezembro de 2023 e tem um orçamento total de um milhão de reais. O preço unitário ao consumidor final da cerveja em garrafas de 500 ml, não pode ultrapassar o valor de R$ 10,00.
Elaborado pela professora, 2023.
Agora é com você!
Agora vamos praticar! Você é o(a) Gerente do Projeto de lançamento de uma cerveja artesanal e sua missão consiste em:
- Elaborar e desenvolver dois documentos do Plano do Projeto: Termo de Abertura do Projeto e Estrutura Analítica do Projeto. Os dois documentos do projeto devem ser executados com base no estudo de caso apresentado anteriormente. Atenção! O projeto é para lançamento de uma cerveja artesanal no mercado brasileiro. No FORMULÁRIO PADRÃO MAPA tem as informações que você precisa contemplar em cada documento.