4ª QUESTÃO
Formar equipes de alto desempenho tem sido o desafio de inúmeras organizações. Apesar de existir, por parte das empresas, o reconhecimento sobre a importância das equipes, esse não é um trabalho simples. À medida que as organizações se reestruturam para competir com mais eficiência e eficácia, recorrem às equipes como uma estratégia para potencializar o talento de seus profissionais.
Acerca do trabalho em equipe, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
( ) Equipe é um conjunto de pessoas atuando com alto grau de comprometimento umas com as outras, em que o esforço coletivo resulta em um desempenho que é maior do que a soma das contribuições individuais. Além de estarem comprometidas com uma meta comum, atuam de forma bastante interdependente, procurando colocar os objetivos do grupo acima dos seus interesses pessoais.
( ) Diferentemente dos grupos de trabalho, as equipes superam as pessoas quando as tarefas realizadas exigem aptidões múltiplas, discernimento e experiência, pois são pessoas com habilidades complementares, comprometidas com o mesmo objetivo, as mesmas metas de desempenho e a mesma abordagem, pelos quais elas se consideram mutuamente responsáveis.
( ) As equipes são mais flexíveis e sensíveis a eventos variáveis do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamento permanente. As equipes possuem capacidade para a rápida formação, deslocamento, mudança de objetivos e dissolução.
( ) As equipes, normalmente, são constituídas de poucas pessoas, de 17 a 32, pois os processos de interação e influência de que elas necessitam para funcionar ocorrem quando o número de membros é maior e significativo. A participação de mais pessoas amplia a coesão e o grupo passa a ter maior facilidade de comunicação, interação, alinhamento de expectativas e contribuições individuais.
Acerca do conceito de empregabilidade, avalie as afirmativas e classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
Assinale a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V-V-F-F.
F-F-V-F.
V-V-V-F.
V-V-F-V.
F-F-F-V.