Frente ao exposto, notamos como o mercado das startups vêm crescendo nos últimos anos, refletindo uma mudança significativa no panorama empresarial. Esse aumento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, acesso a financiamento de risco, uma cultura empresarial mais favorável ao empreendedorismo e uma crescente demanda por soluções inovadoras em diversos setores da economia.
Aluno(a), agora vamos à situação problema de nossa atividade:
Imagine que você e um amigo de infância sempre compartilharam um sonho comum de construir e possuir um negócio próprio. Após bastante tempo pensando em como poderiam entrar no mercado e analisando o surgimento de novos modelos de negócios, você sugeriu ao seu amigo focar na abertura de uma startup, fazendo uso de inovação aberta (open innovation) após entrarem no mercado para buscarem ideias, tecnologias e soluções além dos limites da própria empresa. Após sugerir a ideia a seu amigo, ele inicialmente demonstra interesse, mas também expressa algumas preocupações e dúvidas, por não conhecer a fundo o mundo das startups. Ele menciona que embora esteja animado com a possibilidade de finalmente realizar o sonho de ter um negócio próprio, ele não tem certeza por onde começar ou como exatamente a inovação aberta poderia ser aplicada no contexto do negócio que eles desejam iniciar. Diante disso, você deverá esclarecer as preocupações do seu amigo e oferecer orientações sobre como começar na startup de vocês.
Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Assim, deve desenvolver as seguintes etapas:
1) Elabore um texto discursivo apresentando diferenças entre um negócio tradicional de uma startup. Em sua argumentação aborde sobre vantagens do modelo startup.
2) Explique os elementos associados às startups, sendo; a) cenário de incerteza, b) ser repetível e c) ser escalável.
3) Explique em que consiste a open innovation e como isso pode auxiliar o desenvolvimento da startup de vocês.
4) Por fim, diante dos tipos de investimentos e investidores de startup estudados em nosso livro (investidor-anjo; capital semente; venture capital; investimento coletivo) escolha um deles e explique-o, apresentando sobre suas vantagens.