O consumidor sofre diversas influências em suas escolhas, sejam essas por estímulos internos ou externos, e que trabalharão com suas necessidades e desejos de consumo. Além disso “[...] os estímulos internos são compostos de necessidades básicas normais, como fome, sede etc. Já nos estímulos externos, a necessidade é motivada por algo, podendo ser um comercial, uma vontade etc.” (FRANCISCO; COUTINHO; DOMINGUES, 2021, p. 133).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, é possível afirmar que é preciso entender que o consumidor reconhece aquilo que ele necessita ter e aquilo que ele gostaria de possuir, sendo essas informações importantes para o estudo e analise do processo de compra e escolha do consumidor. Com base nessas informações, vamos a nossa atividade:
a) Sabendo que compreender o que o consumidor busca e quer é um ponto importante de análise para as organizações no mercado, elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando e diferenciando Necessidades utilitárias e Necessidades hedônicas.
b) Vamos colocar em prática o que você estudou! As escolhas do consumidor ocorrem com base nas (1) Necessidades Utilitárias e nas (2) Necessidades Hedônicas, e que você já estudou e explicou anteriormente na atividade. Além disso, essas necessidades também estão relacionadas ao Estado Real e Estado Ideal do consumidor, ou seja, com base naquilo que necessitam e desejam.
Assim, você deve pesquisar produtos e/ou serviços reais e explicar como sua escolha acontece, pelo consumidor, com base nas Necessidades Utilitárias e nas Necessidade Hedônicas, relacionando a teoria com a prática (apresentar o produto ou serviço escolhido e explicar por que se encaixa em cada estado apresentado).
Você deve escolher pelo menos 3 (três) produtos diferentes e usá-los como exemplo em sua discussão e realização da questão. Atente-se à explicação apresentada no livro da disciplina que explica a diferença entre as duas necessidades e cita como o consumidor escolhe seus produtos para compra. Isso lhe ajudará muito nesse momento de estudo.
O consumidor sofre diversas influências em suas escolhas, sejam essas por estímulos internos ou externos, e que trabalharão com suas necessidades e desejos de consumo. Além disso “[...] os estímulos internos são compostos de necessidades básicas normais, como fome, sede etc. Já nos estímulos externos, a necessidade é motivada por algo, podendo ser um comercial, uma vontade etc.” (FRANCISCO; COUTINHO; DOMINGUES, 2021, p. 133).
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, é possível afirmar que é preciso entender que o consumidor reconhece aquilo que ele necessita ter e aquilo que ele gostaria de possuir, sendo essas informações importantes para o estudo e analise do processo de compra e escolha do consumidor. Com base nessas informações, vamos a nossa atividade:
a) Sabendo que compreender o que o consumidor busca e quer é um ponto importante de análise para as organizações no mercado, elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando e diferenciando Necessidades utilitárias e Necessidades hedônicas.
b) Vamos colocar em prática o que você estudou! As escolhas do consumidor ocorrem com base nas (1) Necessidades Utilitárias e nas (2) Necessidades Hedônicas, e que você já estudou e explicou anteriormente na atividade. Além disso, essas necessidades também estão relacionadas ao Estado Real e Estado Ideal do consumidor, ou seja, com base naquilo que necessitam e desejam.
Assim, você deve pesquisar produtos e/ou serviços reais e explicar como sua escolha acontece, pelo consumidor, com base nas Necessidades Utilitárias e nas Necessidade Hedônicas, relacionando a teoria com a prática (apresentar o produto ou serviço escolhido e explicar por que se encaixa em cada estado apresentado).
Você deve escolher pelo menos 3 (três) produtos diferentes e usá-los como exemplo em sua discussão e realização da questão. Atente-se à explicação apresentada no livro da disciplina que explica a diferença entre as duas necessidades e cita como o consumidor escolhe seus produtos para compra. Isso lhe ajudará muito nesse momento de estudo.