Olá, pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.
Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então, vamos lá?
Atividade: Teoria Racional no Comportamento do Consumidor.
Ao comprar um produto e/ou serviço no mercado, os consumidores realizam um processo de análise do que será comprado, do seu preço, e dos benefícios que receberá com sua aquisição. É possível observar esse comportamento do consumidor ao analisarmos o conteúdo publicado pelo site Rock Content que o consumidor está cada vez mais analítico e racional em suas compras. Realizando suas aquisições em impulsividade, e com base em pesquisas que auxiliem em suas decisões. Além disso, o acesso a internet vem ajudando nessa mudança de comportamento. E, você pode conhecer um pouco mais sobre esse assunto acessando o link: https://rockcontent.com/br/blog/era-c....
Para ficar um pouco mais prático: as compras realizadas em supermercados vêm sendo um exemplo de compras mais racionais realizadas pelos consumidores.
Fonte: https://www.pexels.com. Acesso em: 18 jul. 2023.
O site "Mercado e Consumo" apresenta informações sobre esse comportamento mais racional dos consumidores em suas compras no supermercado. Devido a fatores econômicos, houve uma queda, nos três primeiros meses do ano de 1013, no ticket médio de consumo levando à compra de menos itens. Os supermercados enfrentaram uma redução de 3,2 unidades de produtos colocadas nos carrinhos e compradas pelos consumidores, o que representou uma redução de 19,5%.
Mais informações sobre esse comportamento racional do consumidor em suas compras você pode ter pelo link: https://mercadoeconsumo.com.br/31/05/....
Agora que você já entendeu que o consumidor pode agir de maneira racional em suas compras, vamos dar início a atividade MAPA. Vamos começar?
1) Vamos começar entendendo a Teoria Racional do Comportamento do Consumidor. Elabore um texto, entre 3 e 10 linhas explicando essa teoria, e como ela atua nas escolhas de compra e consumo dos consumidores.
2) Agora que você já compreendeu o conceito da Teoria Racional, vamos entender como ela funciona na prática. Primeiramente, escolha um produto e/ou serviço que será usado como base e exemplo para a realização prática da atividade. Nesse primeiro momento apresente o produto, segmento e seu público, preenchendo a tabela a seguir:
Produto/serviço (Apresente aqui o produto ou serviço escolhido com suas características, preço, funções e local de venda).
Segmento (Determine e explique a qual segmento de mercado pertence o produto ou serviço escolhido).
Público-alvo (Defina o perfil do público-alvo do produto ou serviço apresentando sua idade, renda, gênero, perfil e hábito de consumo).
3) Para realizar a atividade prática, você deve utilizar os estágios da tomada de decisão do consumidor, apresentados na Unidade 2, página 50, do livro da disciplina. Assim, preencha a tabela a seguir, apresentando na prática, como ocorre o comportamento do consumidor que está adquirindo o produto e/ou serviço escolhido para a atividade em cada um dos Estágios da Tomada de Decisão do Consumidor.
Reconhecimento da Necessidade (Defina, na prática, como o consumidor reconhece a necessidade de adquirir determinado produto ou serviço).
Busca de Informações. (Defina, na prática, como o consumidor busca diversas informações sobre determinado produto).
Avaliação das Alternativas. (Defina, na prática, como o consumidor avalia as demais alternativas que podem influenciar na escolha do produto (marca, fornecedor etc.)).
Escolha do produto/serviço. (Defina, na prática, como o consumidor chega ao resultado do produto que melhor atende as suas expectativas).
Resultados. (Defina, na prática, como o consumidor efetua a compra do produto que melhor atende as suas necessidades).
4) Para finalizar a atividade Mapa, é preciso entender que, dentro da Teoria Racional, as escolhas dos consumidores são realizadas com base em 2 (dois) itens, sendo esses: (1) as preferências do consumidor e (2) o orçamento. Assim, elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando de que maneira o consumidor analisa esses dois itens citados anteriormente em suas compras. Caso necessário, use o exemplo do produto ou serviço para auxiliar em sua explicação.