Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise sobre a Biossegurança. Propomos desenvolver um pensamento crítico-reflexivo acerca da importância de adoções de comportamentos preventivos e corretivos para minimizar, reduzir e/ou eliminar os riscos em um ambiente.
Inicie a Atividade com a leitura dos textos a seguir:
Um caso pouco conhecido na atualidade, mas com fortes repercussões nacional e internacional na época, foi o acidente com material radioativo (cloreto de césio – 137 Cs) em 1987 na cidade de Goiânia (GO). Você sabia que passados mais de 30 anos, esta tragédia ainda é motivo de atenção, cuidado e monitoramento para todos os envolvidos? Conheça um pouco mais deste caso no Texto 1 e, em seguida, faça a leitura do Texto 2:
TEXTO 1:
HISTÓRIA DO CÉSIO 137 EM GOIÂNIA
“Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas. [...].
...
AVALIAÇÃO/ATIVIDADE:
Tomando como base o texto e as informações apresentadas, leia com atenção as orientações a seguir:
- Releia a Unidade 5 do nosso material didático da disciplina de Biossegurança.
- Releia com atenção os Textos 1 e 2.
- Situação hipotética: agora, vamos voltar no tempo e utilizar os conhecimentos adquiridos nesta disciplina para evitar tal desastre?!
Imagine-se que você é um(a) supervisor(a) de Biossegurança do Instituto Goiano de Radioterapia. Além de primar por todos os cuidados próprios de sua atividade, sua principal tarefa é lidar com o descarte apropriado do aparelho de radioterapia. Após análises e estudos, para formalizar as medidas de segurança, você redigirá um documento para a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde.
Para isso, você deve seguir as seguintes etapas:
Iniciar com um breve parágrafo com a descrição sobre a importância do descarte apropriado dos resíduos de serviço da saúde. Em seguida, descreva alguns pontos, como:
1ª Etapa – Identificar a classificação do resíduo (químico ou biológico):
2ª Etapa - Descrever o tipo de risco envolvido (acidental, ergonômicos, físicos, químicos e biológicos):
3ª Etapa: Apresentar as Boas Práticas Laboratoriais aplicadas ao equipamento, profissionais e usuários, materiais e reagentes, ambiente laboratorial:
4ª Etapa: Recomendações dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs) a serem utilizados neste caso: