Leia o excerto a seguir: A existência de uma conscientização geral em relação ao meio ambiente e às demandas ambientais fez surgir consumidores cada vez mais exigentes, proporcionando um impacto nas organizações. Nesse contexto, as empresas necessitam ampliar seus métodos estratégicos, visando a sua sobrevivência no atual mercado. A iniciativa e o comprometimento de ações ambientais ganham importância nessa esfera. A gestão ambiental favorece o desempenho das organizações, através da qualidade aplicada aos produtos e serviços desenvolvidos, considerando também os colaboradores que participam desse processo, proporcionando ao final uma maior lucratividade para a organização.
Um Diagnóstico Ambiental é o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área (país, município, empresa, etc.) para a caracterização da sua qualidade ambiental. Esse método é a interpretação da situação ambiental problemática da área em questão, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionado aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores socioculturais.
O Diagnóstico Ambiental pode ser realizado por diferentes objetivos, como os que preconizam os métodos de planejamento para servir de base para o conhecimento e o exame da situação ambiental, tendendo a traçar linhas de ação ou tomar decisões para prevenir, controlar e corrigir os problemas ambientais (políticas ambientais e programas de gestão ambiental). Esse instrumento aliado à responsabilidade ambiental pode ser considerado uma ferramenta estratégica importante para a empresa.
Para dar início à implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, é preciso identificar a atual situação da organização em relação às suas atividades e ao meio ambiente. É prioridade promover o Diagnóstico Ambiental de modo a ser capaz de perceber a existência ou não de uma Política de Gestão Ambiental do empreendimento e a influência dos processos implantados no meio ambiente; identificar o nível de consciência e a preocupação dos colaboradores quanto às etapas modificadoras da qualidade ambiental (geração/emissão de poluentes); colher informações sobre a geração e a destinação de resíduos.
Fonte: Disponível em: HASS, F. U.; TREIN, F. A.; RODRIGUES, M. T. Diagnóstico Ambiental da Gestão de Resíduos em uma empresa de Esquadrias de Madeira, RS, Brasil. Gestão e Desenvolvimento, 2013.
Em nossa disciplina de Fundamentos da Gestão Ambiental, estudamos que a área ambiental é multidisciplinar e permeia várias áreas do conhecimento. Uma das atuações de vários profissionais são nos Estudos de Impactos Ambientais (EIA), sendo que o diagnóstico Ambiental faz parte de um estudo de impacto ambiental, por meio de um conjunto de ferramentas e estratégias que consiste na avaliação de todas as características ambientais de uma determinada área ou empresa.