MAPA – SAÚDE – EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA – 52/2023
CARO(A) ALUNO(A)!
Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Embriologia e Histologia.
Instruções iniciais:
- UTILIZE o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "MATERIAL DA DISCIPLINA" (coluna direita do seu Studeo). Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na "Sala do Café".
ETAPA 1
Literalmente, Embriologia significa o estudo de embriões; entretanto, o termo se refere, geralmente, ao desenvolvimento pré-natal de embriões e fetos. A anatomia do desenvolvimento é o campo da Embriologia relacionado às mudanças sofridas por células, tecidos, órgãos e pelo corpo como um todo a partir de uma célula germinativa de cada genitor, resultando em um adulto. O desenvolvimento pré-natal é mais rápido do que o pós-natal e resulta em mudanças mais amplas (MOORE; PERSAUD, 2004).
Fonte: MOORE, K. L.; PERSAUD, V. Embriologia Básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ETAPA?
Imagine que você é um(a) profissional da área da Saúde e que possui uma amiga próxima, de 29 anos, que está na primeira gestação, na quarta semana. Em uma conversa casual, sua amiga decide fazer algumas perguntas sobre o desenvolvimento embrionário. Diante deste contexto, você deverá realizar as seguintes atividades:
a) Desenhe e esquematize o processo de gastrulação que ocorre na terceira semana do desenvolvimento embrionário.
b) Caso, durante a gestação, a mãe contrair uma infecção viral, e esse vírus também infectar o embrião, mais especificamente, se o vírus promover danos ao endoderma embrionário, CITE quais órgãos poderão ser afetados ao nascimento do bebê?
ETAPA 2
Histologia é o estudo das células e dos tecidos do corpo e de como essas estruturas se organizam para constituir os órgãos. Em razão das pequenas dimensões das células, seu estudo é realizado com auxílio de microscópios (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2017). Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ETAPA?
Imagine que você trabalhe em um laboratório de Histologia e já possui ampla experiência na
área. Solicitaram a você o preparo de um material formativo para auxiliar os novos profissionais da equipe que estavam com dificuldades para identificar as estruturas nas lâminas de tecido epitelial, conjuntivo e muscular.
Considerando a situação hipotética anterior, nesta etapa, você representará, por meio de desenhos a mão, os tecidos solicitados, seguindo fielmente as suas características e especificidades.
Para visualização e análise dos tecidos presentes em lâminas de microscopia,
você deverá acessar a Microscopia Digital, disponível no menu lateral esquerdo do seu
Studeo em LABORATÓRIOS > Microscopia Digital > Histologia Geral.
O QUE DEVE SER FEITO?
Nesta etapa, você deverá fazer QUATRO desenhos representativos dos tecidos solicitados. Além disso, em cada desenho esquemático, você deverá destacar: NOME DOS TECIDOS, AS CLASSIFICAÇÕES DO TECIDO (caso tenha) e CITAR a principal função do tecido solicitado.
a) Identifique e desenhe o tecido epitelial e conjuntivos presentes na lâmina de PELE GROSSA.
b) Identifique e desenhe o tecido muscular presente nas seguintes lâminas:
-Lâmina de coração.
-Lâmina de intestino grosso.
c) Por que os cortes histológicos que observamos e desenhamos nesta atividade estão corados em tons azul-púrpura? E por que se coram dessa cor?
Obs. 1: os desenhos deverão ser confeccionados obrigatoriamente à MÃO e, também, pintados utilizando lápis de colorir, seguindo fielmente as cores visualizadas no tecido da Microscopia Digital.
Obs. 2: você deverá realizar o desenho em uma folha. Tirar uma foto ou digitalizar o desenho, de modo que fique visível, e inserir a imagem no local indicado no modelo de resposta padrão do MAPA.
a) e CITAR a principal função do tecido solicitado.
- a) Identifique e desenhe o tecido epitelial e conjuntivos presentes na lâmina de PELE GROSSA.
- b) Identifique e desenhe o tecido muscular presente nas seguintes lâminas:
-Lâmina de coração.
-Lâmina de intestino grosso.
- c) Por que os cortes histológicos que observamos e desenhamos nesta atividade estão corados em tons azul-púrpura? E por que se coram dessa cor?
Obs. 1: os desenhos deverão ser confeccionados obrigatoriamente à MÃO e, também, pintados utilizando lápis de colorir, seguindo fielmente as cores visualizadas no tecido da Microscopia Digital.
Obs. 2: você deverá realizar o desenho em uma folha. Tirar uma foto ou digitalizar o desenho, de modo que fique visível, e inserir a imagem no local indicado no modelo de resposta padrão do MAPA.
MAPA – SAÚDE – SAÚDE COLETIVA – 52/2023
CARO(A) ALUNO(A)!
Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Saúde Coletiva.
Instruções iniciais: utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes nesse modelo. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que estará na "Sala do Café".
Segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Esse conceito trouxe reflexos importantes na forma como se pensa a saúde.
Abandonou-se o conceito puramente biológico — saúde é ausência de doença — para compreendê-la como um resultado de condições objetivas e subjetivas para garantir vida digna. Por isso, hoje, o conceito serve não só de base para as ações de promoção da saúde, como, também, para o estudo das determinantes sociais da saúde. Não basta declarar um direito à saúde, é preciso organizar o Estado para realizá-lo, pois “é apenas a partir da determinação concreta do direito que se pode construir a sua garantia, determinando responsabilidade".
Fonte: https://periodicos.univel.br/ojs/index.php/redir/article/view/117/104. Acesso em: 24 abr. 2023.
No Brasil, o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 garante que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 fev. 2023.
Para operacionalizar esse preceito constitucional, as Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90 foram criadas. Acesse a Lei 8.080/90 pelo link (caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador): https://www.riogrande.rs.gov.br/saude/wp-content/uploads/2019/07/LEI-8080-DE-1990.pdf e responda às questões:
- DESCREVA os princípios doutrinários e organizativos do SUS conforme os Princípios e as Diretrizes.
- De acordo com a organização e gestão do SUS, ESCREVA como os campos de atuação no SUS devem ser organizados.
- O inciso I do Art. 198 da Constituição Federal evidencia que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem comando de direção única. APRESENTE quais órgãos são responsáveis pela direção da saúde no âmbito da União, dos Estados/Distrito Federal e dos municípios.
- A Lei nº 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Acesse o link (caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador):
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm e responda:
a) DISCORRA sobre o Conselho de Saúde conforme a Lei nº 8.142/90.
b) De acordo com o artigo 3º da Lei 8.142/90, ENUMERE os itens que os municípios, os Estados e o Distrito Federal têm que manter para receber os recursos do SUS.