MAPA - AGRO - NOVAS TECNOLOGIAS NO AGRONEGÓCIO - 51/2023
Sejam bem-vindos ao MAPA. O MAPA é uma atividade de aprendizagem ativa, a qual você é o protagonista.
Nesta atividade, você proporá uma solução a uma problemática emergente oriúnda do exercício profissional de sua profissão, neste caso, Tecnólogo em Agronegócios. Em um primeiro momento, faremos a apresentação da problemática, para que você possa compreendê-la em suas nuances e, em um segundo momento, orientado pela atividade, você possa apresentar uma resposta condizente às necessidades estabelecidas pelo enunciado. Geralmente as respostas são criadas em um formulário de respostas, já estruturado para que você, meu caro e minha cara estudante, possam, com criatividade e embasamento técnico, inserir as respostas nos mais diversos formatos (texto, fotos, slides, vídeos etc.).
Preste atenção ao solicitado por meio deste MAPA, especialmente no método de sua execução e nas respostas esperadas. Isso será primordial para que você seja bem avaliado.
Isto posto, vamos em frente? Vamos analisar, inicialmente, o contexto deste MAPA.
Caracterizar o meio rural não é uma das atividades mais fáceis, ainda mais considerando o caso do Brasil, que é um país de proporções continentais, com ampla diversidade social, econômica, produtiva e cultural.
No entanto, uma de suas características parece ter seu desenvolvimento cada vez mais emergente: a inserção de tecnologias capazes de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Isso se aplica,
especialmente, à lida com máquinas, equipamentos, implementos e ferramentas de uso comum no campo.
Por mais que ainda existam tecnologias amplamente dependentes da força humana, sem nenhum grau de automação, percebe-se que a inserção de tecnologias de ponta têm salvado a vida de muitos trabalhadores.
Por exemplo: quando um trabalhador rural precisa cortar os caules de pés de mandioca para obter manivas, ele pode fazê-lo com o uso de um facão, o que pode ser uma atividade repetitiva com riscos elevados de corte dos membros superiores e inferiores, ou, ainda, ele pode fazê-lo por meio de uma serra de bancada.
Esta serra pode estar adequada do ponto de vista da segurança do trabalho, especialmente por ter isoladas as partes móveis e transmissões de força. Contudo, se ela possui um sensor capacitivo ou optoeletrônico na região de corte, quando os dedos do trabalhador se aproximarem desta região, por conta de tais sensores, a serra para imediatamente de girar, evitando o corte dos dedos. Eis, portanto, um exemplo de automação aplicado à proteção dos trabalhadores.
Existem outros diversos exemplos de tecnologias de automação que podem ser aplicados às máquinas, equipamentos, implementos e ferramentas que são utilizadas no meio rural. Contudo, tais exemplos ainda não são difundidos de modo satisfatório, e a difusão destas tecnologias poderia ajudar a salvar mais vidas.
Que tal você nos ajudar nesta difusão?