MAPA - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2023
Saber identificar dados epidemiológicos é fundamental para todos os cursos da área da saúde. Assim, para a Educação Física não seria diferente, uma vez que o conhecimento sobre a aplicação dos conceitos e métodos epidemiológicos permitem estabelecer ou hipotetizar uma situação de saúde da população que envolvem indicadores de saúde, como o caso da prática de atividade física. Assim, é muito importante que você aprende sobre as medidas básicas de frequência a fim de propiciar dados fundamentais para a elaboração de ações e estratégias de melhoria das condições de saúde.
Fonte:BRUSCO, ECAG;SILV A, DAS Epidemiologia na Educação Física Maringá: UniCesumar, 2021. See More
Nesse sentido, suponha que você deseja identificar os indivíduos obesos de cinco bairros diferentes da sua cidade, necessitando avaliar as medidas de frequências desses dados coletados. Assim, analise os quadros a seguir: MAPA - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA - 51/2023
ÁreaIndivíduos obesosMortesTamanho da amostra
A
B
C
D
E
79
92
138
147
160
21
15
33
29
42
386
362
349
402
423
Quadro 1 - Número de indivíduos que apresentaram obesidade e tamanho das amostras segundo área de estudo
Fonte: a autora. 51/2023 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
FAIXA ETÁRIA BCDE
Obesidade Obesidade Obesidade Obesidade Obesidade
1
2
3
8
–51/2023 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
26 anos
7
–
34 anos
5
–
42 anos
4
1
2
92 777 16
11356
67 23
12423
12646
48 12
30 70
13817
66 19
103
95
8
8
3
11225
12721
48 17
81
4
5
3
–
51 anos
2 a 60 anos
2
6
38 22
67 21
29 31
22 35
11221
56 33
99
45
7 22
51/2023 - BEDU - EPIDEMIOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Quadro 2 - Número de indivíduos que apresentaram obesidade e tamanho da amostra (n) segundo a faixa
idade e área de estudo
Fonte: a autora.
- Qual a medida de frequência que pode ser continuada a partir deste estudo? Justifique sua resposta.
- Calcule a medida adequada referente a cada área cursada do Quadro 1.
3 . Cálculo do coeficiente geral de mortalidade (supondo que a população é preservada) de cada área treinado do Quadro 1.
- Calcule a medida adequada para cada uma das faixas etárias do Quadro 2. Interprete os resultados que você encontra explicando qual a área e faixa etária que adotou a maior e a menor medida de frequência.
- De acordo com o índice de massa corporal, a partir de qual valor o indivíduo é considerado obeso?
- De acordo com o seu livro didático, indique, em ordem, os dois maiores fatores de risco à saúde em
indivíduos obesos.
ATIVIDADE 1 - BEDU - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 51/2023
MAPA - BEDU - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 51/2023
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