Durante uma aula de Biologia com alunos do 1º ano do Ensino Médio, você, o(a) professor(a), realizou uma prática de Biologia Celular no laboratório. Antes da aula, os alunos realizaram estudos preliminares sobre os tipos de células e sobre os reinos dos seres vivos. Em uma retomada dos assuntos estudados previamente, entregou-se aos alunos o seguinte arquivo:
"Classificação dos seres vivos em 5 reinos
Na Biologia, o reino é um tipo de organização utilizada para agrupar os indivíduos de acordo com a semelhança entre as características estruturais, anatômicas e genéticas.
Os cinco reinos biológicos são:
- Reino Animal, Animalia ou Metazoa
- Reino Vegetal, Plantae ou Metaphyta
- Reino Protista ou Proctista
- Reino Fungi
- Reino Monera
A primeira organização dos seres vivos em reinos foi criada por Aristóteles, dividindo-os em animais e plantas, o que foi confirmado por Carl von Linnée conforme a análise das características.
Em 1866, o biólogo alemão Ernst Haeckel foi responsável pela criação do reino Protista e, em 1956, Herbert Copeland organizou o reino Monera. Por fim, em 1969, o biólogo R. H. Whittaker propôs também a inclusão do reino dos fungos, totalizando cinco reinos.
Características dos seres vivos
Os seres vivos apresentam características que, em conjunto, os diferenciam dos seres não vivos. Ao organizar os organismos de acordo com as semelhanças, podemos agrupá-los em reinos e, assim, distingui-los uns dos outros.
As principais características são:
O tipo de células divide os seres vivos que apresentam células eucariontes, com núcleo celular bem definido, e células procariontes, onde o material genético fica disperso no citoplasma.
A organização celular distingue os seres em unicelular, formados por uma única célula, e pluricelulares, quando são constituídos de inúmeras delas.
A nutrição diferencia os seres autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento, dos heterótrofos, que se alimentam de outros seres.
A reprodução dos seres vivos pode ocorrer de forma sexuada, pela união de dois membros de uma espécie, ou gerar descendentes por reprodução assexuada, onde um único organismo é capaz de gerar outros.
A respiração é essencial e pode ser aeróbia para os seres que precisam de oxigênio para sobreviver ou anaeróbia para os que não necessitam desse elemento".
Fonte: https://www.todamateria.com.br/reinos-dos-seres-vivos/. Acesso em: 16 fev. 2023.
Fonte: https://amigopai.wordpress.com/2016/03/29/os-cinco-reinos/. Acesso em: 18 jan. 2023.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/celulas.htm. Acesso em: 18 jan. 2023.
Após a retomada dos conteúdos, você iniciou a atividade prática em que os alunos realizaram a coleta de células na mucosa bucal (células epiteliais da boca), utilizando um swab (um tipo de cotonete) para coleta do material. Sequencialmente, foi realizada a técnica de esfregaço com esse material em lâminas de microscopia, que foram expostas a corantes especiais e visualizadas em microscópio óptico.
Durante a aula, você direcionou os alunos para a realização de um relatório com perguntas. Na correção do relatório, alguns alunos fizeram algumas afirmações que foram separadas e estão em destaque a seguir:
O primeiro estudante disse que visualizou um grupo de células em que algumas apresentavam apenas um envoltório externo e outro grupo que apresentava dois envoltórios, sendo que um dos envoltórios estava na parte interna, com forma arredondada.
O segundo estudante disse que todas as células (procariontes e eucariontes) estavam separadas (sozinhas) e pertencem a seres vivos, assim todos os seres vivos existentes são unicelulares.
O terceiro estudante escreveu que todas as células existentes são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, dessa forma, todos os seres vivos dos cinco reinos são eucariontes.
Na aula seguinte, você resolve trazer essas afirmações para discussão com os estudantes e realizar uma revisão do que foi observado na aula prática.
Atividade
Para preparar sua aula de revisão da atividade prática, você deve responder as seguintes perguntas:
1. Quais são os tipos de células que foram encontrados pelo primeiro estudante? A quais organismos essas amostras pertencem?
2. A afirmativa do segundo estudante está correta ou errada? Justifique a sua resposta.
3. A afirmativa do terceiro estudante está correta ou errada? Justifique a sua resposta.
4. Entre no Microscópio Digital Atlas fornecido pela universidade no link http://221322w.ha.azioncdn.net/Arquivo/ID/2212/menu/. Faça o que se pede:
* Procure, nas lâminas de microscópio, a célula com dois envoltórios encontrada pelo primeiro aluno (lembre qual é a célula, o organismo e o local do material que o visualizou).
* Amplie a imagem da lâmina ao máximo e faça um print, cole essa imagem nesta atividade e aponte e nomeie os envoltórios vistos pelos alunos.
* Para a imagem da célula com apenas um envoltório externo, pesquise, na internet, uma imagem correspondente e faça um print ou copie a imagem, cole a imagem nesta atividade, aponte e nomeie a estrutura a qual o aluno se refere.
Obs.: utilize seu livro didático para auxiliar nas respostas.
Bom trabalho!