MAPA - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51/2023
Olá, estudante! MAPA - ADM - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51/2023
A partir dos estudos realizados sobre Gestão Estratégica da Comunicação, é o momento de você colocar em prática sua compreensão sobre a comunicação integrada e sua aplicabilidade no contexto empresarial, a partir da construção de uma política e plano de comunicação.
Você sabia que a Política de Comunicação é a base do Plano de Comunicação? Isso mesmo. Por exemplo, se uma empresa deseja criar ações de mídias sociais, isso deve estar previsto na política.
No entanto, no contexto organizacional brasileiro esta não é uma prática efetiva. A política de comunicação é algo realmente raro nas empresas brasileiras. Imagina fazer gestão da comunicação integrada, processos e projetos sem ela!
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Ainda assim, muitas vezes, as empresas confundem essa política com um conjunto de frases bonitas e planilha de ações (plano tático). De fato, ela vai muito além, compreende um conjunto de diretrizes e processos para guiar a relação de uma empresa com seus stakeholders. Portanto, precisamos entender o processo de comunicação como um todo e não pensar somente em procedimentos, mas na política de comunicação integrada, de forma sistêmica.
Manter a coerência entre discurso e prática, agir de acordo com a missão organizacional e seguir os princípios corporativos são algumas formas de a empresa manter a reputação favorável no mercado.
Nesse sentido, para se comunicar de forma plena, a empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada. Mais que uma articulação de esforços, a política de comunicação integrada é uma filosofia que guia o cotidiano e todos os planos (de comunicação, marketing, relacionamento digital e com a imprensa).
É na política de comunicação que pontos estratégicos serão detalhados, como posicionamento, relacionamento com imprensa, formadores de opinião e influenciadores, gerenciamento da marca em momentos de crise, mapeamento de riscos, planejamento e estratégia de comunicação digital, ações de marketing etc.
Entretanto, é importante destacar que é na hora da criação da política que muita gente confunde os dois conceitos: plano de comunicação e política
De forma específica, a política de comunicação é a base do plano de processos, fluxos e ações e, isso é consolidado no formato de um plano, com acompanhamento e mensuração de resultados.
O plano, portanto, ajuda a implementar a política de comunicação na organização, provendo diretrizes, produtos, iniciativas e processos. “Se política, ou seja, quais são os pontos importantes de ancoragem. A base de respaldo do plano de comunicação é a política de comunicação e isso é raro nas organizações brasileiras”, destaca Bueno.
Para dar certo, a política de comunicação precisa ser um processo participativo, de diálogo com os diversos públicos da instituição, ou seja, stakeholders e obviamente, a liderança e alta gestão. Mas é preciso cuidado: não adianta ter um plano integrado de comunicação que desconsidera a estratégia no cotidiano, pessoas, processos e os fluxos na rotina.
Assim sendo, a empresa que tem uma política sabe com quem deve se relacionar, em quais canais, criando ações e estratégias. “Dos
Construindo uma política de
A seguir, apresentamos dois grandes exemplos quando o assunto é construção de uma política de comunicação, um já ‘antigo’, mas que deve ser sempre lembrado, por ter sido o pioneiro: o programa de comunicação social da Rhodia (à época chamado de programa de políticas, mas como já por Walter Nori, em meados da década de 80, quando Edson Vaz Musa era presidente da empresa, e a Política de Comunicação da Embrapa, referência para quem atua na área.
Agora é com você!
TERCEIRA ETAPA: Realização e envio da atividade:
Considere a seguinte situação hipotética: você trabalha na empresa WSA, uma empresa especialista em economia circular e em soluções ambientais região Sul do país, no entanto, a empresa deseja ser conhecida e reconhecida em todos os estados brasileiros. Atualmente, emprega 2000 colaboradores. A equipe de comunicação, da qual você faz parte, tem como missão elaborar a política e o plano de comunicação da empresa.
Assim, a partir das leituras realizadas e considerando a situação hipotética apresentada, faça o que se pede.
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- Considere que outras etapas necessárias à construção da política de comunicação já foram realizadas. Agora, sua missão é elaborar e apresentar o objetivo e as diretrizes da política de comunicação da WSA.
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- Apresente no Plano de Comunicação duas ações de comunicação que serão realizadas para prospectar novos clientes e duas ações para gerar conteúdo aos públicos de interesse pelos serviços prestados pela WSA. Aqui, é importante que você considere o uso de mídias digitais/redes sociais como plataformas digitais de interação com os diversos públicos da organização e leve em conta a política estabelecida na questão 1. Para isto, utilize o quadro disponível no Formulário Padrão MAPA, semelhante ao quadro apresentado a seguir.
PLANO DE COMUNICAÇÃO DA WSA
Ação Descrição do(s) objetivo(s) Canal/ferramental de comunicação a ser utilizada
- Vimos que construir uma política de comunicação exige um esforço conjunto, um diálogo franco entre os departamentos, um compromisso em nome da excelência no processo de relacionamento com os diversos públicos, não podendo, portanto, posteriormente se tornar um documento impresso, cujos princípios e valores não serão internalizados e aceitos na organização. Nesse contexto, explique a importância da Comunicação Integrada Empresarial - CIM e como a mesma se relaciona com o estabelecimento de uma Política de Comunicação.
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - MAPA
ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1