MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 51/2023
MAPA de Engenharia do Produto
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA de Engenharia do Produto disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA de Engenharia do Produto deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos. MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 51/2023
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções.
A Engenharia do Produto também tem uma responsabilidade com o bem-estar . Para desenvolvimento de um produto acessível, temos como base a NBR9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021) itas pessoas se transforma, como a vida da atleta Laís Souza, que sofreu um acidente durante o treinamento de esqui aéreo e fraturou a terceira vértebra cervical, ficando tetraplégica.
Diante da necessidade de desenvolver um produto mais acessível, o MAPA visa desenvolver um equipamento doméstico para auxiliar e facilitar a vida de pessoas paraplégicas, trazendo autonomia e segurança para atividades diárias simples.
Etapa 1: conhecendo o cliente
As necessidades dos clientes não são fixas, sendo impossível ter uma lista definitiva dessas necessidades. O que se pode concluir é que o mercado é afetado por novas tecnologias, novos competidores, taxa de câmbio, dentre outros. Com isso, os clientes criam expectativas, necessidades e os produtos já existentes perdem a atratividade. É necessário ouvir o cliente para lapidar sua necessidade e criar algo dentro das expectativas; além de compreender, é necessário surpreender. Quando se quer obter as necessidades reais a partir da voz dos clientes, é necessário desenvolver os itens exigidos, assim podemos conseguir verificar as verdadeiras necessidades.
1.1.2 Definição: defina as necessidades e os problemas de seus usuários
É hora de acumular as informações coletadas durante a Etapa 1.1. Em seguida, você analisa suas observações e as sintetiza para definir os principais problemas que você identificou. Essas definições são chamadas de declarações de problemas. Você pode criar personas para ajudar a manter seus esforços centrados no ser humano antes de proceder à ideação. MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 51/2023
1.1.3 Ideação: desafiar suposições e criar ideias
Agora, você está pronto(a) para gerar ideias. A base sólida de conhecimento das duas primeiras fases significa que você pode começar a "pensar fora da caixa", procurar maneiras alternativas de visualizar o problema e identificar soluções inovadoras para a declaração do problema que você criou.
Obs.: descreva o seu produto — finalidade, funcionalidade...
1.2 Tabela de necessidades dos clientes
Construa uma tabela de necessidades dos clientes das funções exigidas do seu produto.
Etapa 2: projeto informacional
A etapa de projeto informacional é constituída pelo início ao projeto do produto, em que as ideias pensadas anteriormente começam a ser materializadas e documentadas. Os requisitos dos produtos são levantados e avaliados a partir da necessidade do público-alvo, de forma a atender o mercado com o máximo de eficiência.
2.1 Requisitos do produto
A obtenção dos requisitos com base nas necessidades levantadas pelos clientes se constitui na primeira decisão física sobre o produto que é projetado e, assim, possibilita parâmetros mensuráveis, associados a características definitivas que o produto terá, constituindo um momento importante para o projeto. Faça um levantamento do grau de importância de 10 necessidades.
Obs.: 10 (mais importante) para 1 (menos importante) e pode haver graus de importância repetidos.
2.2 Matriz Casa da Qualidade (QFD): benchmarking competitivo
A matriz QFD (Quality Function Deployment) pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e serviços e tem como objetivo mensurar as necessidades dos clientes, de forma que a organização consiga estudar essas necessidades, fazer comparações e ordenações de acordo com a relevância. O benchmarking