MAPA DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS
CARO(A) ALUNO(A)!
Seja bem-vindo(a) à atividade de MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Administração e Marketing de Empresas Farmacêuticas.
Instruções iniciais:
- Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina".
Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA que estará na "Sala do Café".
CASE DE SUCESSO
João é um farmacêutico formado há 10 anos, sempre trabalhou em farmácias de grandes redes e sempre teve o sonho de ter seu próprio negócio. Após juntar dinheiro durante anos, João finalmente decidiu que era hora de dar o primeiro passo em direção ao seu sonho.
Ele decidiu que a farmácia ofereceria produtos de marca, bem como medicamentos genéricos, produtos naturais, dermocosméticos e outros produtos de saúde e bem-estar. Ele queria garantir que seus clientes encontrassem tudo o que precisassem em sua farmácia e que seu atendimento fosse impecável. João investiu em um espaço físico confortável e moderno. Ele se preocupou com a decoração e disposição dos produtos para garantir que seus clientes se sentissem bem-vindos e à vontade em sua loja.
No entanto, logo no início de sua jornada empreendedora, João enfrentou um grande desafio: a contratação das pessoas certas para trabalhar em sua farmácia e sua relação com elas depois de contratadas. Ele sabia que o sucesso do seu negócio dependia da qualidade do atendimento oferecido aos clientes e que isso só seria possível se ele contasse com uma equipe altamente qualificada e comprometida.
João iniciou o processo de contratação com entusiasmo, publicando vagas em diferentes plataformas e fazendo entrevistas com diversos candidatos. No entanto, ele logo percebeu que a tarefa não era tão simples quanto imaginava. Muitos dos candidatos não tinham as qualificações necessárias ou não se encaixavam na cultura da empresa. E outros, depois de contratados, não se ajustavam entre outros aspectos, e o contrato de trabalho acabava sendo rompido.
Com o tempo, João percebeu que precisava mudar sua estratégia de contratação e gestão das pessoas. Ele começou a atuar nos seguintes pontos:
- Pessoas como parceiras do empreendimento.
- Utilização de processos básicos de contratação.
- Treinamento e desenvolvimento de pessoa.
- Aspectos de qualidade de vida no trabalho.
Apesar dos desafios enfrentados no início, João conseguiu formar uma equipe altamente qualificada e dedicada, que contribuiu significativamente para o sucesso de sua farmácia. O empreendimento de João tem sido um sucesso. Sua farmácia se tornou conhecida na região por seu atendimento diferenciado, ampla variedade de produtos e preços competitivos. Ele tem recebido muitos elogios de seus clientes e conquistado uma base fiel de clientes regulares.
Diante desse case de sucesso, você já considerou a importância das estratégias de contratação e gestão de pessoas?
ENTÃO, O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?
Imagine que você, como empreendedor(a) e CEO de uma farmácia, está ampliando e qualificando sua equipe de colaboradores, com base nos desafios encontrados pelo João. DESCREVA, de forma breve e objetiva, cada item a seguir, as superações e aprendizagens de João ao utilizar:
- Pessoas como parceiras do empreendimento.
- Processos básicos de contratação.
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
- Aspectos de qualidade de vida no trabalho.
BOM TRABALHO!!!
Fontes:
CASAS, A. L. las. Marketing de Varejo. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.
CASTRO, L. T. e. Administração de Vendas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas 2018.
CHIAVENATO, I. Fundamentos de Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.
RODRIGUES, M. V. Ações para a Qualidade. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2020.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina.
Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos)
ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.:
MAPA_ADMeMKT_CarlaAraujo.pdf
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.