MAPA - GAMB - ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA E QUALIDADE - 51/2023
Fazer a diferença: Empreendedorismo Social
O empreendedorismo social funciona pela iniciativa de empreendedores que enxergam as
necessidades das outras pessoas motivadas pelo altruísmo. O empreendedor social gera valor para a sociedade em primeiro lugar. Dessa forma, busca atrair seu público, parceiros e
oportunidades. Pode-se destacar que as principais características e competências do
empreendedorismo social: são focados na população de baixa renda; sabem fazer gestão
profissional – é preciso ter uma gestão eficiente para o sucesso do negócio; sabem trabalhar de modo empresarial para resolver problemas sociais; têm senso de s olidariedade; têm empatia; são realizadores; acreditam no impacto social relacionado à atividade principal; gostam de inovar, de se adaptar e aprender continuamente; são ousados e criativos.
Têm senso de responsabilidade tanto com seus públicos quanto com os resultados. Para
começar a desenvolver uma ideia de empreendedorismo social, primeiro é preciso encontrar um problema a ser solucionado. Uma empresa social pode buscar em inúmeros setores algo que está ruim, mas que tenha resolução – e que essa solução promova uma melhora na qualidade de vida das pessoas.
Dentre os tipos de projetos em que o empreendedorismo social pode fazer ampla diferença,
pode-se destacar: revitalização de comunidades; saneamento e distribuição de energia;
atendimento popular de advogados; consultas médicas, psicológicas e odontológicas
acessíveis; inclusão digital; espaço cultural; artesanato e centros de distribuição;
agricultura; reciclagem.
Um exemplo de produto desenvolvido na perspectiva de empreendedorismo social são os
produzidos pela Eco Side, empresa produz brindes ecológicos com material reciclado.
Eco Side fornece um milhão de brindes por ano, com faturamento de R$ 1,5 milhão. Um dos
destaques da Feira do Empreendedor é a empresa Eco Side, que produz brindes ecológicos a partir de materiais reciclados. A aposta na sustentabilidade rendeu à família Gallo, de São Paulo, reconhecimento no setor de presentes corporativos. Montada no Parque do Flamengo, a feira é uma iniciativa do Sebrae e faz parte da Conferência das N ações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. O empresário Sérgio Gallo (foto) conta que uma das novidades da Eco Side é o uso de caneta com tinta a base de óleo de soja, vendida nos Estados Unidos. Além de ser ambientalmente favorável, a soja absorve CO2 da atmosfera e, durante a reciclagem, causa menos poluição. Já a tinta da caneta tradicional é feita por meio do petróleo, o que contribui para a agressão ao meio ambiente.
Disponível em: https://is.gd/gJRQPf (adaptado) Acesso em: 19 jan. 2023.
De olho nesta tendência, sua missão nesta atividade MAPA deverá seguir essa mesma ideia.
Você deverá usar a sua criatividade e propor um NOVO PRODUTO OU SERVIÇO que
seja possível de ser comercializado com foco em empreendedorismo social. Tendo é claro,
alguma relação com o meio ambiente.
Essa proposta é inteiramente fictícia, entretanto, imagine que em um futuro próximo, em sua
atuação profissional como Gestor (a) Ambiental, ela possa até se tornar real! A proveite a
oportunidade e dedique-se ao máximo!
A proposição do produto ou serviço deve seguir as fases descritas abaixo:
Fase I: Concepção
A concepção se destina a estimular a criatividade para identificação de novas ideias. A
proposta consiste em que pensem em ideias de um novo produto e/ou serviços que podem se relacionar a: revitalização de comunidades; saneamento e distribuição de energia;
atendimento popular de advogados; consultas médicas, psicológicas e odontológicas
acessíveis; inclusão digital; espaço cultural; artesanato e centros de distribuição;
agricultura; reciclagem.
Aqui podem ser empregadas várias técnicas como brainstorming (tempestade de
ideias); brainstorming writing, entre outras. O objetivo é pensar no maior número possível de
ideias e selecionar a mais criativa e inovadora. Como trata-se somente da proposição podem ser propostas e ideias inspiradas em produtos/ serviços existentes ou algo totalmente inédito.
Fase II: Prototipagem
Nesta fase é importante construir um protótipo do produto ou serviço a ser proposto. Aqui é
importante apresentar o maior número de informações possíveis, tais como:
- Do que se trata seu produto ou serviço?
- Para quem será vendido o produto ou serviço?
- Quais os diferenciais do produto ou serviço proposto?
- Por que os clientes devem comprar esse produto ou usar esse serviço?
- Quais aspectos ambientais o produto ou serviço considera?
- Como esse produto ou serviço impacta no meio ambiente?
- Quais a funcionalidades?
Aqui é importante que o produto ou serviço seja descrito quanto as suas características, onde além da parte escrita, podem ser apresentadas fotos, desenhos, descrições de como esse produto/ serviço será.
Parte III: Apresentação da proposta
Nesta fase deverá ser construída uma apresentação curta de impacto no formato pitch de
negócios. De acordo com Ribeiro (2015), o pitch de negócios nada mais é do que uma
apresentação rápida do negócio com o objetivo de despertar o interesse da outra parte para o seu produto ou serviço, sejam eles clientes ou investidores.
Portanto, deverá ser construída uma apresentação em slide (ou s imilar conforme o formulário padrão para a atividade Mapa) apresentando o seu produto ou serviço. A apresentação de seu produto deverá conter: Do que se trata seu produto ou serviço, p ara quem será vendido o produto ou serviço; quais os diferenciais do produto ou serviço proposto; por que os clientes devem comprar esse produto ou usar esse serviço; quais aspectos ambientais o produto ou serviço considera; como esse produto ou serviço impacta no meio ambiente; quais as funcionalidades.
A avaliação de sua atividade MAPA se dará com a parte escrita de s eu trabalho, entretanto,
convidamos você a ir além, e gravar um vídeo apresentando seu produto!
Com o uso do celular ou câmera, você poderá fazer uma breve apresentação da proposta, e
depois transferir seu vídeo para uma mídia que disponibilize link, para assim, inserir seu link
do vídeo em sua resposta. A apresentação nesta breve gravação de vídeo deverá conter sua fala explicando os mesmos itens citados acima. Se desejar fazer a gravação de seu vídeo, ele deverá conter no máximo 2 minutos e podem ser empregados diferentes recursos, desde que sejam relacionados a proposta do produto criado. Ficaremos felizes em prestigiar sua apresentação em vídeo!
Para compreender como gravar e inserir seu vídeo no youtube, consulte a ferramenta
denominada como "SALA DO CAFÉ", que está dentro da página da disciplina, abaixo do
calendário, e dentro dela, abra o tópico denominado como " Normas para gravação e envio
do vídeo no arquivo do mapa".
Tanto para a parte escrita quanto vídeo, utilize de clareza e objetividade na sua elaboração. É uma excelente oportunidade para já simular sua atuação profissional como gestor(a)
ambiental. Aproveite!
ATENÇÃO:
- A entrega final deverá ser em um ÚNICO arquivo composto da apresentação escrita, assim como o link do vídeo da apresentação, se assim desejar. A parte avaliativa será a parte escrita e não o vídeo.
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
- Sua resposta deverá ser redigida diretamente no arquivo de modelo padrão disponível no
ícone de Material da Disciplina, intitulado como: "Formulário padrão para responder o
MAPA de Administração Empreendedora e Qualidade”.
- Baixe o referido arquivo que está no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de
utiliza-lo.