MAPA - GCOM - ESTRATÉGIAS E PROMOÇÃO DE VENDAS - 54_2024
O dia das mães é considerado a segunda melhor data do ano para as vendas do comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. Os calçados estão entre os presentes preferidos para essa data, que prevê um aumento nas vendas de até 20% em relação aos anos anteriores. O gerente de vendas de uma loja de sapatos precisa tomar algumas decisões quanto a sua força de vendas.
Considerando as informações acima, imagine a seguinte situação hipotética:
A loja onde você atua como gerente de vendas, é a segunda maior de uma cidade do interior que tem o comércio forte e as vendas serão disputadas nesse período. Atualmente 10 vendedores atuam em escalas na empresa, sendo que o número mínimo na loja são 6 vendedores. A maioria dos vendedores tem bom desempenho, contudo 2 deles há três meses não atingem as metas.
As metas de vendas para o período do dia das mães serão altas, pois cresceram os mesmos 20% esperados no incremento das vendas. Para motivar os vendedores a empresa decidiu oferecer além da remuneração fixa, uma remuneração variável, um bônus se a meta for atingida. O gerente de vendas precisa decidir se irá contratar mais vendedores ou manter o quadro atual e ainda definir como será essa bonificação pelo alcance da meta.
Agora é com você!
Com base nesse contexto, sua missão será se colocar no lugar do Gerentes de Vendas , e estabelecer quais os critérios que você utilizaria para decidir se contrataria mais funcionários ou não; e como seria essa remuneração extra pela meta atingida, atendendo às solicitações dos itens a seguir:
- A) Sua decisão é contratar mais funcionários ou manter o quadro atual?
- B) Defina como funcionará a bonificação pela meta atingida. (qual será a bonificação, como será distribuída... etc..)
- C) Justifique suas decisões utilizando o quadro de análise Ambiental: considerando fatores externos(Ameaças, oportunidades) e internos (Forças e Fraquezas).