MAPA - LET - DIDÁTICA - 52/2023
A partir dos estudos realizados na disciplina de Didática e diante do conteúdo exposto, imagine a seguinte situação hipotética: você é professor(a) e precisará desenvolver uma atividade prática, que poderá ser utilizada em sala de aula, para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos que estão estabelecidos na BNCC. Para tanto, é necessário elaborar e detalhar o planejamento dessa atividade conforme as etapas de preparação. Utilize o Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina para responder a atividade. A seguir, estão as orientações de cada item que deve constar em seu planejamento:
- Disciplina: referente ao curso que você está cursando (Filosofia? História? Sociologia?).
- Turma: escolha apenas uma turma referente à oferta do curso que está fazendo.
- Conteúdo: escolha um conteúdo que é trabalhado na turma escolhida — consulte a BNCC que está disponível na pasta Material da Disciplina.
- Objetivo: um objetivo específico.
- Atividade proposta e encaminhamento da atividade: qual dinâmica será utilizada pelo professor para a exploração do conteúdo? Qual atividade será solicitada aos alunos? Escolha apenas uma atividade para ser realizada. Aqui, deve se estabelecer também:
5.1. Recurso: local da realização da atividade.
5.2. Instrumentos: materiais.
5.3. Técnica: como os materiais serão utilizados.
5.4. Método: como a aula será organizada para que o objetivo específico seja alcançado.
5.5. Estratégia: como desenvolverá a aula a fim de que todos os alunos participem, exemplos: trabalho em grupo, montagem de painel, construção de jogo.
- Avaliação: como o professor poderá avaliar o processo de ensino e de aprendizagem? Lembrando que a avaliação pode ser contínua, ou seja, pode ser realizada sem que haja o registro escrito.
MAPA – LET – LITERATURA BRASILEIRA – 52/2023
Uma das formas de suprir essa necessidade é a aplicação de projetos de ensino voltados para o estudo da literatura, os quais devem ser atrativos, envolvendo as múltiplas faces do texto literário visando à promoção de uma formação crítica, reflexiva e humanizadora, relacionando aquilo que é explorado pelos artistas em seus poemas, romances, contos, crônicas, dentre outros gêneros literários, a questões práticas da vida dos estudantes.
Pensando nisso, imagine a seguinte situação: você é professor de uma escola estadual e, visando promover o estudo do texto literário junto a outras linguagens e expressões artísticas, resolveu propor um projeto de ensino que envolva o estudo da literatura brasileira em confluência com a linguagem cinematográfica. Assim, neste MAPA, você deve elaborar um projeto de ensino que envolva ao menos 01 (um) movimento literário, 01 (uma) obra literária e 01 (um) longa-metragem que, de alguma forma, dialogam com o texto literário a ser estudado, trabalho esse que deve estar atrelado a alguma questão social/humana. Seu projeto de ensino deve ter até duas laudas e deve seguir o formulário padrão disponível na pasta Material da Disciplina. Veja a seguir os elementos que devem compor o seu projeto de ensino:
1) Título do Projeto.
2) Introdução.
3) Objetivo geral e objetivos específicos.
4) Justificativa (com ao menos uma fonte que embasou a elaboração do projeto).
5) Procedimentos Metodológicos (relação de no mínimo 03 (três) ações a serem realizadas no contexto de aplicação do projeto).
6) Cronograma.
7) Resultados esperados.
8) Referências.
Para auxiliar a elaboração do MAPA, será disponibilizado na pasta Material da Disciplina um exemplo de projeto de ensino produzido pela professora da disciplina.
MAPA - LET - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 52/2023
PRIMEIRA PARTE
Observe os desenhos das crianças e, depois, responda aos questionamentos a respeito de cada um deles.
Desenho 1 – Júlia, 4 anos e dois meses “Eu estou soltando pipa”
- a) Em que fase do desenho infantil a criança está? Justifique a sua resposta apresentando características que comprovem a sua resposta (máximo 10 linhas).
- b) A criança está desenhando de acordo com o que se espera para a idade dela? Justifique a sua resposta (máximo 10 linhas).
- c) Qual(is) tipo(s) de atividade(s) você pode propor para que a criança progrida na forma como elabora o próprio desenho? Descreva pelo menos uma (máximo 15 linhas).
Desenho 2 – João Paulo, 6 anos e cinco meses "Eu passeando em um dia de sol"
- a) Em que fase do desenho infantil a criança está? Justifique a sua resposta apresentando características que comprovem a sua resposta (máximo 10 linhas).
- b) A criança está desenhando de acordo com o que se espera para a idade dela? Justifique a sua resposta (máximo 10 linhas).
- c) Quais tipos de atividades você pode propor para que a criança progrida na forma como elabora o próprio desenho? Descreva, no mínimo, duas (máximo 15 linhas).
SEGUNDA PARTE
Observe as escritas de duas crianças e, em seguida, responda aos questionamentos.
Laura, 5 anos e 1 mês
- a) Em que nível conceitual linguístico Laura está? Justifique a sua resposta apresentando características da escrita da criança (máximo 10 linhas).
- b) Quais tipos de atividades você pode propor para que Laura progrida na forma como elabora a própria escrita? Descreva, no mínimo, duas (máximo 15 linhas).
Miguel, 7 anos
- a) Em que nível conceitual linguístico Miguel está? Justifique a sua resposta apresentando características da escrita da criança (máximo 10 linhas).
- b) Quais tipos de atividades você pode propor para que Miguel progrida na forma como elabora a própria escrita? Descreva, no mínimo, duas (máximo 15 linhas).
CONCLUINDO
Para concluir o seu trabalho, relate em, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 linhas, a contribuição que o conhecimento do processo evolutivo do desenho e dos níveis conceituais linguísticos fornece para a sua prática enquanto professor(a) de Língua Portuguesa.
MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA I – 52/2023
Considerando as discussões desenvolvidas ao longo do módulo e das aulas, planeje uma aula em que você pretenda desenvolver a habilidade de compreensão escrita (Reading) e a habilidade de produção escrita (Writing), usando o trecho da BNCC e o material publicitário a seguir como texto base para a sua aula:
Fonte: http://wordpress.com. Acesso em: 10 maio 2023.
Em seu texto:
- Planeje pelo menos uma atividade para ser desenvolvida antes da leitura do texto (lead-in / pre-reading). Descreva o objetivo que a atividade pretende atingir.
- Planeje pelo menos duas atividades, com objetivos distintos, para serem realizadas durante a leitura do texto (while-reading). Descreva a micro-habilidade de leitura que cada atividade objetiva desenvolver.
- Planeje pelo menos uma atividade para integrar a habilidade de compreensão escrita (Reading) e a habilidade de produção escrita (Writing).
Instruções importantes:
- O planejamento dessa aula deve ser entregue em forma de texto expositivo-descritivo de até 30 linhas, incluindo as atividades planejadas e os objetivos que cada uma pretende atingir, além da descrição dos procedimentos de como realizá-las em sala de aula.
- Lembre-se de se referir à BNCC ao longo da descrição das atividades.
- O texto deve abordar claramente cada um dos três tópicos exigidos pela questão.
- O texto deve apresentar posicionamento crítico do autor e não apenas cópias de ideias dos textos de apoio.
- Não serão aceitos textos que apresentem apenas cópias de trechos de outros textos.
- Serão permitidas citações no texto se devidamente referenciadas.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade.
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) professor(a) mediador(a).