MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51/2023
MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM (M.A.P.A.)
Olá caro(a) estudante. Chegou o momento de você elaborar a sua atividade M.A.P.A. Para essa atividade, vamos trabalhar com conceitos da Etnomatemática. Durante a disciplina, você teve a oportunidade de refletir sobre alguns aspectos que dimensionam a Etnomatemática como uma abordagem para a sala de aula, visando ensinar e aprender matemáticas.
Você também pôde refletir que noções e conceitos matemáticos estão presentes em muitas atividades profissionais, como argumentou Knijnik et al. (2012, p. 23) inspirada em D’Ambrosio (1990) que, ao definir, de maneira tão ampla, o objeto de estudo da Etnomatemática, sem se referir, especificamente, às etnias
(povos, raças) permite que “ sejam consideradas, entre outras, como formas de Etnomatemática: a Matemática praticada por categorias profissionais específicas, em particular pelos matemáticos; a Matemática Escolar”, a presente nas brincadeiras infantis, a etnomatemática do cozinheiro, a presente no jogo de futebol, na construção civil, entre outras.
Pois bem, são essas categorias profissionais que vão focalizar nesse MAPA. A proposta é que você expresse noções ou conceitos matemáticos presentes na atividade profissional que você exerce.
Por exemplo, se você é pedreiro, mestre de obras ou alguma denominação específica da sua região, que matemática está presente no dia a dia do seu trabalho? Como você utiliza essas noções para realizar o seu trabalho? Se você é cozinheiro(a), que noções matemáticas você utiliza? Costureiro(a)? Olha que tem muita geometria por aí... Então, a proposta é que resgatar esses saberes.
Vale lembrar que não estamos falando de uma matemática acadêmica, ocidental (ainda que ela possa aparecer, sendo um dos tipos de matemáticas). Para esse MAPA, portanto, faremos dois exercícios reflexivos
que deverão ser estruturados no template:
ETAPA 1:
- I) Apresentar o seu contexto de trabalho. Onde você trabalha? Que cidade, Estado da federação?
- II) Em que você trabalha? O que você faz? Que atividade profissional você exerce? Descreva, contextualize.
III) Identifique aspectos etnomatemáticos, isto é, um modo próprio da profissão de pensar e fazer – ou noções e/ou conceitos que também podem ser matemáticos – que te ajudam a exercer a sua atividade profissional.
ETAPA 2:
Imagine que tenha uma escola localizada nas proximidades do seu trabalho e que os alunos conhecem essa realidade.
- I) Como você utilizaria essa sua atividade profissional para abordar um conceito matemático na sala de aula?
- II) Eleja um conceito matemático inerente à sua categoria profissional e elabore um problema