MAPA - MKT - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 51/2023
Com isso, durante o processo de decisão de compra, as grandes organizações, ao escolherem seus fornecedores, dão preferência a marcas locais para que todos possam prosperar e se desenvolver no mercado. Todo esse processo de escolha, decisão, parceria e compra, realizado pelas organizações, acontece com base nos Papéis de Compra do Consumidor Organizacional.
Agora, é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA, responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível na página da disciplina, em ARQUIVOS MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Antes de realizar qualquer ação de comunicação, é preciso conhecer e compreender o processo e os papéis de compra do consumidor. Assim, comece revisando o material da disciplina, principalmente, a Unidade 5, quando se discutem os Papéis de Compra do Consumidor Organizacional e as suas etapas. Em seguida, elabore um texto de 7 a 15 linhas explicando todos os papéis de compra exercidos pelo consumidor organizacional.
- Agora, é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor. Pesquise e escolha uma empresa é preciso que você tenha acesso à empresa para realizar a atividade. Pode ser em qualquer segmento, o importante é que essa empresa seja do comércio ou da indústria e atue como consumidora no mercado, adquirindo produtos de outras organizações sejam esses para venda, sejam como matéria-prima para produção do seu material de venda. Utilize as informações que você já coletou e preencha a tabela a seguir:
Obs.: não se esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Empresa
Apresente, brevemente, um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho,
desenvolvimento e atuação no mercado/segmento. Elabore um texto de 5 a 10 linhas.
Público-alvo e Produtos
Apresente os produtos/serviços vendidos e o público que a empresa atende. Elabore um texto de 5 a 10 linhas.
Fonte: a autora.
- Agora, é o momento de conhecer o comportamento de compra e consumo da empresa. Utilizando o quadro apresentado na Unidade 5, página 191, como base, realize uma pesquisa com a empresa escolhida, questionando como cada um dos papéis de compra do consumidor organizacional acontecem e são executados em seu dia a dia. É o momento em que se deve pesquisar e entender como as organizações
realizam seu processo de compra. Assim, busque entender a realização de cada papel dentro desse processo. Quem o faz? Como é feito? Quais são as influências que sofre? Em seguida, preencha a tabela a seguir com as informações coletadas:
Papel de Compra do Consumidor
Organizacional
Informações coletadas com a empresa
Usuário
Apresente e descreva quem é o usuário nesse processo da
empresa.
Comprador
Apresente e descreva quem realiza o papel de comprador nesse
processo da empresa.
Analista
Apresente e descreva quem realiza o papel de analista nesse
processo da empresa.
Influenciador
Apresente e descreva quem realiza o papel de influenciador nesse
processo da empresa.
Filtro ou guardião
Apresente e descreva quem realiza o papel de filtro ou guardião
nesse processo da empresa.
Decisor
Apresente e descreva quem realiza o papel de decisor nesse
processo da empresa.
Fonte: a autora.
E, por fim, finalize a atividade questionando a empresa sobre os fatores que influenciam as suas decisões de
compra.
Responda preenchendo o quadro a seguir:
Qual() fatore(s) influencia() no processo de decisão de compra da empresa no mercado?
Apresente a resposta coletada em um texto de 5 a 10 linhas.