MAPA - MKT - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51/2023
TEXTO 1
“O que estamos percebendo são as marcas cada vez mais apostando em produtos, negócios e nicho que extrapolam sua categoria de origem. Bancos no varejo, varejo no sistema financeiro, telecomunicações na educação, entre outras misturas de fronteiras. As princiias ameaças e oportunidades estão fora do centro de seus setores. Por isso, olhar apenas para a sua categoria cria pontos cegos de oportunidades”, avalia Rodrigo Marques, diretor executivo da Interbrand também presente na coletiva online. Leia a reportagem completa em: <https://www.infomoney.com.br/negocios/as-25-marcas-mais-valiosas-do-
brasil-em-2021-segundo-a-interbrand/> MAPA - MKT - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51/2023
TEXTO 2
O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 teve alta de 12% em relação a 2021, passando de R$ 2 75,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões. As informações são do relatório Brand Finance Brasil 100 2022, que aumentou o número de marcas publicadas de 50 para 100.
O Itaú aparece em 1º lugar da lista, com valor de R$ 36,4 bilhões. O banco teve alta de 28,5% no comparativo com 2021. Atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, sendo a maior instituição financeira da América Latina. Além disso, é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.
O setor varejista domina o ranking Brand Finance Brazil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor total das marcas. A Magazine Luiza lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões. Assaí vem em 2º lugar, com valor de R$ 5,82 bilhões. Em 3º lugar está a Americanas, com R$ 5,61 bilhões e em seguida as Casas Bahia, com R$ 5,60 bilhões. Fechando o top 5, Atacadão, com R$ 5 bilhões de valor de
marca.
Leia a reportagem completa em:<https://www.poder360.com.br/economia/valor-das-50-marcas-mais-
valiosas-do-brasil-salta-12-em-2022/>
A construção de uma marca envolve muito investimento. São anos de planejamento e execução de um trabalho muito bem articulado entre a estratégia da empresa e seu departamento de marketing. Tudo começa pela segmentação, definição de público-alvo e posicionamento de mercado. Após essas orientações estratégicas estarem definidas, a empresa constrói um plano de marketing contendo as diretrizes referente à produto, preço, praça e promoção. Com base no conteúdo aprendido até aqui, escolha uma das empresas
brasileiras mencionadas em alguma das duas reportagens acima, e responda as seguintes questões:
Agora é a sua vez de ir para ação! Responda as seguintes perguntas:
1 - Quais são as bases de segmentação de mercado utilizadas pela empresa para identificar as características dos seus clientes?
2 - Quais são as características do público-alvo da empresa escolhida? Descreva tanto características demográficas quanto características comportamentais e psicográficas.
3 - Qual é o posicionamento de mercado construído pela empresa. Quais elementos?
Orientações:
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor:
- Para essa atividade leia a unidade 4 do seu livro da disciplina.
- Utilize o formulário padrão MAPA disponível no ambiente da disciplina>Materiais>Material da disciplina.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. Arquivos em branco ou incorretos não serão atribuídos nota.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo. Após o prazo de encerramento, não haverá mais como realizar a atividade.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Uma ótima atividade a todos.
Bons Estudos.