MAPA - MKT - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 51/2023
Olá, estudante. Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!
Para iniciarmos, leia o trecho a seguir: MAPA - MKT - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 51/2023
Inovação é a palavra de ordem no momento. Principalmente, entre a nova geração de empreendedores que está surgindo no mercado. Prova disso é o número de startups, incubadoras e empresas de inovação que estão surgindo a todo momento.
Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa pensar fora da caixa, estar atento às necessidades do mercado, de olho naquilo que ninguém ainda pensou e no que pode ser de grande utilidade para as pessoas.
Durante muito tempo, empreendedores consideravam que o melhor caminho era se adequar ao que já fazia sucesso entre os consumidores. Isso garantia a presença no mercado e aumentava a concorrência. Mas o que fazer quando o mercado globaliza e a oferta de determinado produto ou serviço fica saturada? É hora de inovar e de considerar esse processo, não como um risco, mas como uma oportunidade de crescimento.
Qual a importância da inovação no processo empreendedor?
Frente ao exposto, notamos como a inovação traz múltiplas possibilidades às empresas, desde explorar novos produtos ou mercados, até modificando maneiras de gerir uma negócios.
Estudante, vamos agora à situação problema de nossa atividade:
Imagine que você é o gerente responsável pelo planejamento e implementação de inovação em uma startup que atua no segmento de bancos digitais. A empresa atua há três anos no mercado e teve um início promissor, com muitos clientes e um alto retorno financeiro. Entretanto, nos últimos seis meses os lucros caíram acentuadamente. Preocupados com a situação, a alta administração da startup delegou a você que analisasse o cenário enfrentado pela organização para propor um plano de ação focado em processos inovadores.
Após uma extensa investigação da situação e da empresa, e considerando os tipos de inovação que abrangem desde o produto até o modelo da organização, você determinou dois caminhos viáveis a serem seguidos com foco na inovação para a startup, a saber: (1) inovação em marketing; e (2) inovação em modelos de gestão.
Agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:
1) Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo: MAPA - MKT - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 51/2023
- a) Inovação em marketing (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação em marketing que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
- b) Inovação em modelo de gestão (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação em modelo de gestão que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).
OBS.: desenvolver ambas as propostas, tanto a A quanto a B.
2) Independente do tipo de inovação final escolhida, apresente três vantagens que poderiam ser obtidas com a implantação das inovações. Justifique sua resposta.
3) Além da própria inovação, existem ferramentas de planejamento e gestão que podem auxiliar neste processo. Diante disso, a partir das ferramentas de planejamento e gestão vistas em nosso livro (5W2h, Análise SWOT, Ciclo PDCA e Benchmarking), escolha uma delas e explique como ela poderia ser utilizada por você. Também apresente, no mínimo, 02 vantagens de sua utilização.
4) Por fim, explique como a inovação pode construir vantagem competitiva para uma organização. Justifique sua resposta.