MAPA - MKT - OMNI CHANNEL E INBOUND MARKETING - 52_2024
Jornada integrada por meio de conteúdos
- Você já realizou uma jornada de compra integrada, na qual passou por diferentes canais para realizar a compra, sendo atraído por um conteúdo relevante?
- O principal objetivo de todo conteúdo omnichannel é atender às necessidades dos clientes, a partir da produção de conteúdos úteis que sejam relevantes para o problema que cada um está resolvendo e com informações de fonte primária. Um exemplo disso são vídeos tutoriais que possam auxiliar os usuários em suas compras, dicas de como escolher um determinado produto ou mesmo uma simples mas útil explicação sobre as características dele.
Fonte: https://www.conversion.com.br/blog/conteudo-omnichannel/. Acesso em: 08 abril 2024.
- Deste modo, imagine que você estava procurando por um produto para ser utilizado em seu trabalho e ao abrir o Instagram viu um anúncio que contava as facilidades na utilização do tal produto procurado. Nesse momento, ao clicar no vídeo, você é direcionado para um site de compras onde há um detalhamento do produto e as condições de compra.
- Será que o conteúdo de fato pode auxiliar no processo de compra? Um conteúdo bem detalhado e relevante ajuda no processo de integração de canais?
- As mudanças ocorridas no cenário mercadológico trouxeram novas perspectivas para a dinâmica do varejo. A evolução, por meio da internet, as novas tecnologias e, por consequência, as mudanças de comportamento dos consumidores, atreladas a todo esse cenário, proporcionaram uma nova dinâmica de venda e comunicação entre as empresas e seu público-alvo, dando início a era do omnichannel. O omnichannel tem como objetivo oferecer uma experiência de compra completa e única ao consumidor, independentemente do canal em que irá ocorrer, permitindo uma interação em que o indivíduo consegue comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, sem que haja limites ou barreiras entre os canais, já que esses estão interligados, facilitando a operacionalização e a efetivação do processo.
Fonte: COUTINHO, F. G. A. Omnichannel e inbound marketing. Unicesumar: Maringá-PR, 2021, pg 55.
Agora chegou a sua vez de colocar em prática as estratégias de omnichannel e inbound marketing.
Para realizar essa atividade, você deverá escolher uma empresa varejista real na cidade onde você mora, que pode ser uma loja de pequeno porte ou uma grande varejista. O objetivo é que você como profissional de Marketing deverá elaborar uma estratégia de integração de canais para essa empresa, pensando na Data do Dia dos Namorados, que será no mês de junho. Pense que tipo de ações podem ser implementadas para atrair os clientes e fazer com que eles comprem os produtos dessa loja. Par isso, você deverá utilizar o roteiro a seguir:
1) Nome e endereço da loja escolhida
2) Foto da fachada e/ou interior da loja
3) Segmento da loja
4) Persona (Você deverá descrever a persona da loja, que pode ser real, se tiver essas informações, ou fictícia)
5) Elabore uma ação de inbound marketing para cada etapa do funil de vendas (pg. 163 do livro)
6) A partir das estratégias de conteúdo criada no item 5, você deverá descrever a jornada de compra dessa loja, detalhando cada uma das etapas. Não esqueça que para uma estratégia omnicanal, você deverá utilizar, pelo menos dois canais, sejam físicos e/ou digitais.
Orientações:
- Para realizar essa atividade, você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa”, disponível no Material da Disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Boa atividade!