Como os alimentos ativam mecanismos imunológicos envolvidos em respostas alérgicas?
Qual é a importância da Placa de Peyer no desenvolvimento das alergias alimentares? Qual reação de hipersensibilidade está envolvida na resposta imune durante as alergias alimentares?
Qual é o papel do nutricionista no diagnóstico das respostas alérgicas e como ele pode contribuir para que esses pacientes tenham uma alimentação saudável e livre de moléculas alergênicas?
A alergia alimentar é considerada um grave problema de saúde pública. Segundo os dados epidemiológicos atuais, estima-se que alergia alimentar acometa até 10% da população mundial, entre quais 8%-10% são crianças em idade pré-escolar, 2% são adultos em países desenvolvidos, dentre eles os Estados Unidos, Canadá e Itália, 6% são crianças pré-escolares e 4% são adultos em países em desenvolvimento como Brasil e Índia. As principais fontes de alérgenos alimentares que normalmente causam reações em adultos incluem amendoim, nozes, peixes e mariscos, enquanto em crianças, são principalmente leite, ovos, amendoim, nozes e peixes. A maioria dos alérgenos presentes nos alimentos são de origem aquosa. A alergia pode se manifestar de várias formas com diferentes sintomas, como a Síndrome da Alergia Oral, o que torna sua detecção mais difícil, especialmente no contexto do manejo clínico. Neste cenário, as complexas ferramentas de diagnóstico e fatores psicológicos na percepção subjetiva da doença podem comprometer o correto diagnóstico das alergias alimentares.
YANG, H. et al. Role of the dietary components in food allergy: A comprehensive review. Food Chemistry, v. 386, p. 132762, 2022.
Imagine que você é um Nutricionista que trabalha em uma clínica multiprofissional voltada para o atendimento de pacientes com distúrbios gastrointestinais. O médico da clínica recebeu um paciente com a suspeita de alergia a leite e derivados e solicitou todos os exames necessários para o devido diagnóstico. Após o retorno deste paciente em consulta com o médico, foi confirmada através dos exames, a presença de alergia a estes tipos de alimentos. Diante do caso, o médico realizou algumas orientações ao paciente e o encaminhou para você, o profissional nutricionista da clínica, para realizar as orientações nutricionais associadas a esta condição e prescrição da conduta dietoterápica adequada ao caso clínico.
Com base nos conhecimentos e estudos adquiridos no decorrer da Disciplina de imunologia, você consegue identificar quais reações imunológicas estão envolvidas no desenvolvimento das repostas alérgicas? Já está pensando quais seriam as possíveis orientações nutricionais adequadas para o paciente que apresenta tal condição?
Uma das áreas de atuação do nutricionista, está relacionada diretamente com o auxílio no diagnóstico em alergologia, especialmente, auxiliando a equipe multidisciplinar no tratamento de doenças autoimunes e inflamatórias crônicas. Neste cenário, é importante que um nutricionista tenha em mente como se estabelece a quebra da tolerância imunológica, resultando no desenvolvimento de doenças crônicas, especialmente, na intolerância a alimentos e respostas alérgicas a proteínas encontradas no leite. Neste aspecto, é importante que o estudante de nutrição entenda a imunopatogênia e o diagnóstico das respostas atópicas exacerbadas e ainda, possa orientar seu paciente como identificar na rotulagem, informações confiáveis que os auxiliem na escolha de alimentos adequados ao seu consumo, bem como indicar preparações que evitem respostas adversas após as refeições.
Com todas as informações expostas acima, é hora de agir! Pensando que você é o Nutricionista da clínica multiprofissional comentada acima, imagine que o paciente indicado pelo médico está em sua sala para realizar a consulta de retorno. Diante do diagnóstico recente, o mesmo apresenta muitas dúvidas a respeito de sua condição alérgica, as possíveis causas, qual o mecanismo imunológico envolvido, bem como as restrições alimentares que deverá realizar de agora em diante e quais ingredientes e alimentos podem substituir os produtos/ingredientes que contém proteína do leite.
Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e descrever abaixo as respostas para os questionamentos levantados por seu paciente:
- Explique como se desenvolve a resposta alérgica aos alimentos e cite qual reação de hipersensibilidade está envolvida nesta condição.
- Relacione o funcionamento das Placas de Peyer com o estabelecimento da diarréia osmótica.
- Cite quais são os sintomas comuns na Síndrome da Alergia Oral.
- Diferencie alergia e intolerância alimentar.
- Descreva quais as principais proteínas do leite que devem ser restringidas na dieta de um paciente com quadro alérgico.
- Elabore ou reproduza, uma receita livre de alimentos derivados de leite para ser indicada ao seu paciente. Em seguida, insira abaixo, a foto da sua preparação pronta, além da receita, contendo os ingredientes utilizados e modo de preparo.