MAPA - NUT - NUTRIÇÃO CICLOS DE VIDA - 51/2023
Você já parou pra pensar em como se dá a atuação do Nutricionista nas diferentes fases de aleitamento materno e introdução da alimentação complementar?
O aleitamento materno (AM) é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis. Além disso, promove a saúde física, mental e psíquica da criança e da mãe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo (AME) durante os primeiros 6 meses de vida e complementar, até os 2 anos de idade ou mais. A criança está em AME, quando ela recebe somente leite do peito, diretamente da sua mãe ou ama de leite, ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas ou xaropes de vitaminas, suplementos vitamínicos ou medicamentos.
O início do AM imediato garante que o recém-nascido receba o colostro, primeira secreção das glândulas mamárias e importante para a proteção imediata e a longo prazo contra infecções. Além disso, a amamentação logo após o parto tem sido associada ao AME por mais tempo. O AME acarreta benefícios importantes para a saúde e nutrição da criança, devido à prevenção contínua contra doenças e ao fornecimento da quantidade adequada de nutrientes. MAPA - NUT - NUTRIÇÃO CICLOS DE VIDA - 51/2023
Para a mãe, a amamentação também ocasiona diversos benefícios, como o espaçamento entre as gestações, a perda do peso ganho na gestação, a diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2, câncer de ovário e de mama, entre outros. Sendo assim, a promoção do AM é uma das estratégias de saúde de maior custo-benefício.
As taxas de AME no Brasil estão em ascensão, entretanto, apesar dessa prática ser alvo de políticas públicas, a prevalência de AM ainda está muito abaixo do recomendado pela OMS. Na II Pesquisa de Prevalência de AM nas Capitais Brasileiras e Distrito Federal, a prevalência do AME em crianças menores de 6 meses foi de 41%, no conjunto das capitais brasileiras. Esse valor é interpretado como “razoável”, de acordo com os parâmetros da OMS.
A amamentação é fortemente influenciada pela rede social da mulher, como a família e os serviços de saúde, que são tanto transmissores de mitos e crenças, como também fonte de incentivo e apoio.
Fonte: OPAS - Organização Pan-americana de Saúde, 2022.
Diante deste tema, observe o caso clínica a seguir: MAPA - NUT - NUTRIÇÃO CICLOS DE VIDA - 51/2023
Daniela tem 21 anos e seu companheiro, 22 anos, ambos com ensino médio incompleto. Eles estavam juntos há cerca de 5 meses, quando descobriram a gravidez de 15 semanas. A gestação não foi planejada, mas eles aceitaram bem, nenhum deles tinha filhos ainda.
Pré-Natal
Consultas
Daniela iniciou o Pré-Natal na USF, à qual comparecia mensalmente para as consultas, que ocorriam sempre com a mesma médica. Ela relata que a médica orientou AME por 6 meses e complementar, por 2 anos ou mais. Não há registro no prontuário das consultas de pré-natal, pois ela morava em outro local, então não era atendida pela USF onde foi realizado o estudo. MAPA - NUT - NUTRIÇÃO CICLOS DE VIDA - 51/2023
Experiência/conhecimento em amamentação
Ao ser questionada sobre se possuía experiência e/ou conhecimento em amamentação, Daniela relata:
“Não, nadinha... não fazia ideia... foi tudo no pré-natal”.
Primeira mamada O hospital onde ocorreu o parto não foi o de referência da USF, foi escolhido por ela, pois gostava do atendimento nesse local. É um Hospital Amigo da Criança, embora ela não soubesse dessa informação. Ela refere que a criança estava atravessada, então foi preciso fazer cesariana.
Ao nascer, a criança ficou pouco tempo com a mãe e logo foi levada para a realização de procedimentos, acompanhada pelo pai:
“... deixaram ele um pouquinho comigo. Só deixaram eu dar uma olhadinha, um beijinho e levaram...”. pital se o colostro iria sustentar Carlos, e a mesma
respondeu que sim. Ao ser questionada porque achava que era pouca quantidade de leite, afirmou que o bebê mamou a noite toda, quase não dormiu e, quando ela apertou o seio, saiu pouco leite.
Primeiros dias
Daniela ficou por três dias no hospital e relata que já estava se coordenando melhor para amamentar, conta que recebeu um folder sobre AM. Refere também que o colostro veio até o sexto dia e, após, veio muito leite: “Ah, quando veio, guria! Daí eu fiquei louca porque saía muito leite...”. Ela fala que Carlos queria apenas um seio logo nos primeiros dias: “Ele não conseguia pegar, porque eu não tinha bico, aí ele ficava
irritado...”. Relata que foi orientada pela enfermeira do hospital a insistir nesse seio e, após três dias de insistência, ele começou a mamar bem e hoje pega sem problema nenhum.
No lar - Acompanhamento mãe/bebê
A primeira consulta de Carlos aconteceu na USF com a médica. Daniela diz que ouviu sobre AM: “Ah, ela disse que o AM era muito bom pra ele, que naquele período era só leite, que ele só precisava de leite, que ali tinha todos os nutrientes, que tudo que ele precisava tinha no leite”.
Apoio do companheiro, familiares e amigos.
Em relação ao caso citado, imagine que você é um Nutricionista clínico que irá receber a mãe Daniele em sua clínica, pesquise as questões indicadas abaixo e responda sua atividade no campo indicado, dentro do FORMULÁRIO PADRÃO DA ATIVIDADE MAPA (disponível no material da disciplina):
- a) IDENTIFIQUE no caso clínico, 2 situações que aconteceram com a Daniela no hospital e que poderiam prejudicar o processo de aleitamento materno, bem como, a passagem de fatores imunológicos da mãe para o bebê, explicando, cada uma delas.
- b) DESCREVA como você poderia orientar a Daniela a respeito das diferentes fases do leite materno, destacando a importância de cada uma delas para a boa Nutrição de Carlos, considerando que a mesma estava em dúvida se o colostro era um leite forte para sustentá-lo.
- c) Agora que Carlos está completando 6 meses de idade, APRESENTE para Daniele, uma listagem de 8 orientações importantes para a introdução da alimentação complementar de Carlos. ELABORE também, dois esquemas alimentares para a introdução da alimentação complementar aos 6 meses, sendo, um através do método BLW (Baby Led Weaning) e outro, através do método tradicional, lembrando de especificar qual ou quais alimentos você indica ofertar em cada refeição, a consistência ideal dos alimentos ou corte/formato destes, além de especificar qual é a refeição (café da manhã, almoço..) e os momentos em que é indicado amamentar.
- d) INSIRA no final de seus esquemas, 2 fotos da refeição do ALMOÇO: sendo 1 foto baseada no método tradicional e outra foto da refeição baseada no método BLW. Para isso, veja os alimentos que indicou nesta refeição em seu esquema alimentar de ambos os métodos, prepare-os na consistência e formato ideiais, acomode-os em um prato e tire a foto para incluir na atividade. A quantidade no prato, de cada alimento, poderá ser entre 1 à 2 colheres de sopa.