MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 51/2023
“O termo gamificação trata da utilização de mecanismos de jogos voltados ao objetivo de resolver problemas e despertar um engajamento entre um público específico". MAPA - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fonte: VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013. p. 13.
“Entende-se a gamificação como o processo em que se aplicam elementos lúdicos em contextos não relacionados a jogos. Nesse sentido, conceitos e processos de um design de jogo, como progressão, organização em níveis, componentes da mecânica de um jogo, dentre outros, são aplicados em produtos — materiais e imateriais — que não foram estruturados como tal".
Fonte: DOMINGUES, D. O Sentido da Gamificação. In: SANTELLA, L.; NESTERIUK, S.; FAVA, F. (org.). Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018. p. 13.
Dito de forma mais simples, gamificação, portanto, nada mais é do que inserir elementos de jogos em outros contextos, como na educação, por exemplo. Com isso, é possível criarmos uma atividade gamificada com o intuito de motivar e engajar os alunos para os estudos e fazer com que aprendam de forma lúdica. Os professores podem, por exemplo, apresentar uma missão ou um desafio que deverão ser solucionados, indicar quais são as etapas/regras a serem seguidas, dizer quais serão as recompensas/pontuações, conforme o estudante vai avançando, e dar feedbacks (fazer comentários) conforme os acertos/erros dos alunos.
Diante dessas informações, para a realização deste MAPA, você deverá elaborar um plano de aula e criar uma atividade gamificada na ferramenta Kahoot! Para isso, será necessário seguir duas etapas:
Etapa 1
Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina e desenvolva um plano de aula para o 5º ano do Ensino Fundamental — para elaborar o plano de aula, será necessário acessar a BNCC, que está disponível no material da disciplina, e ler o tópico “4.3.1.1. CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL — ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES”.
PLANO DE AULA
- a) Ano: 5º ano do Ensino Fundamental.
- b) Duração: coloque a duração da(s) aula(s) em que a atividade gamificada será aplicada. Ela pode ser desenvolvida em mais do que uma aula.
- c) Disciplina: Ciências.
- d) Unidade temática: escolher uma entre: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
- e) Objetivos:
- Objetivo geral: apenas um objetivo geral.
- Objetivos específicos: três a quatro objetivos.
- f) Conteúdo: apresente qual objeto de conhecimento será trabalhado em sala de aula.
- g) Recurso didático digital: quiz no Kahoot!
- h) Atividade: elabore oito questões objetivas sobre o conteúdo da sua aula, podendo ser: múltipla escolha (com quatro alternativas) e verdadeiro ou falso.
- i) Referências: apresente as referências utilizadas.
Etapa 2
Assista ao vídeo a seguir com o tutorial de como criar um quiz na ferramenta Kahoot: • Tutorial da ferra... .
- Nesta etapa, você criará uma atividade gamificada para seus alunos do 5º ano, utilizando as oito questões elaboradas no item (h) do seu plano de aula.
- Apresente o link de acesso ao seu quiz do Kahoot! no formulário padrão.
Observações:
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, acesse a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disponível no Material da Disciplina.
- Assista ao vídeo de orientação sobre esta atividade na Sala de Café.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador.
ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51/2023
MAPA - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 51/2023
ATIVIDADE 1 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 51/2023