MAPA - PSICO - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - 51/2024
Na disciplina Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico Institucional, você estudou que a atuação do psicopedagogo no contexto educacional deve ser ética e responsavelmente técnica para auxiliar no processo de aprendizagem. Contudo, é possível identificar alguns obstáculos que dificultam a eficácia do atendimento, entre eles a incompreensão por parte de alguns profissionais, como podemos ver na seguinte citação:
“A Psicopedagogia institucional é um campo de estudo que vem se desenvolvendo como ação preventiva de muita importância, mas é vista como ameaçadora, ao ter por objetivo fortalecer a identidade do grupo e transformar a realidade escolar. Torna-se ameaçadora, pois em muitos casos, o psicopedagogo poderá propor mudanças para que determinadas crianças aprendam, mas, infelizmente, muitos educadores resistem a essas mudanças e interpretam o que lhes foi dito como se não estivessem dando conta do papel que exercem” (Vercelli, 2012, p. 73 apud Campos, 2021, p. 14).
Fonte: CAMPOS, S. M. de. Diagnóstico e intervenção psicopedagógico institucional. Maringá: UniCesumar, 2021.
Diante do exposto, esta atividade imersiva propõe o seguinte percurso prático:
Pense na seguinte situação hipotética:
João, um competente profissional da psicopedagogia, encontra dificuldades ao tentar atuar com os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem em uma escola primária. Além de ele perceber que a abordagem tradicional empregada não está resultando nos avanços desejados, ele sente que há resistência da instituição com relação às suas sugestões e orientações, dificultando o diálogo e a implementação de estratégias inovadoras. Para superar esses desafios, João pode buscar formas de sensibilizar o corpo docente da instituição sobre a importância da psicopedagogia, procurar maneiras de colaborar mais efetivamente com os professores e buscar alternativas criativas para contornar as limitações impostas à sua atuação.
Diante dessa situação hipotética, solicitamos que você elabore um texto (de no mínimo 15 e no máximo 40 linhas) com os seguintes itens:
1°) O quê? Pesquise e cite três (3) estratégias que João poderia realizar na escola para criar um vínculo positivo com os docentes que atuam diretamente com o estudante que está apresentando dificuldades de aprendizagem.
2°) Como? Escolha uma (1) das estratégias apresentadas no tópico anterior e estabeleça um plano de execução. Escreva, com detalhes, como João poderia realizar a estratégia.
3º) Por quê? Fundamente o texto com citações diretas ou indiretas referenciando o autor, relacionando os benefícios que a estratégia escolhida pode alcançar para superar com seu objetivo principal (criar um vínculo positivo e conseguir atuar com êxito na instituição).
ATENÇÃO:
*Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, realize o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
*Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração da resposta, portanto atente-se à necessidade de apresentar as referências utilizadas. Verifique as Normas da ABNT (consulte o e-book das Normas da ABNT que está na Sala do Café).
* Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
* Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do Mapa.
Bons estudos!