MAPA – PSICO – INTERVENÇÕES INOVADORAS NA PSICOPEDAGOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM – 52_2024
Leia os trechos a seguir:
Quando a criança ou o adolescente inicia o atendimento psicopedagógico, é comum que tenha dificuldades de expor seus problemas, expressar suas dificuldades por acumular sentimentos de insegurança sobre si mesmo e sobre sua performance, mas com a utilização de jogos, brincadeiras, histórias, desenhos, modelagens, colagens, pinturas, entre outras tantas possibilidades, a intervenção é facilmente aderida.
DAROS. Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021.
Os jogos eletrônicos, video games e tablets, principalmente, vêm ganhando destaque ao longo dos anos e se tornando os favoritos das crianças. [...] A possibilidade de identificar alguns tipos de comportamentos e patologias através de uma ferramenta que atrai o sujeito, principalmente no caso das crianças, que em geral costumam ter facilidade e preferência por esses itens, pode ser de muita valia para o andamento do processo, além de servir como uma boa forma de estabelecer vínculo com o indivíduo.
LEITE, Renata Franco. Caixa lúdica e novas tecnologias. Estudos de Psicanálise, n. 45, p. 145-148, 2016.
Nesta disciplina você pode perceber como intervenções inovadoras podem ser efetivas para o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica. Entre os recursos que podemos utilizar em nossa prática, encontram-se os jogos digitais que possibilitam visualizar as dificuldades da criança em relação algum aspecto de seu desenvolvimento.
Vamos supor que você atua em uma clínica multidisciplinar e deverá realizar o atendimento de uma criança, matriculada no 2° ano do ensino fundamental, cuja a queixa da família relaciona-se a dificuldade no aprendizado dos conteúdos da área da matemática. Para realizar o diagnóstico psicopedagógico, entre os testes elencados, você opta por realizar um jogo digital com a criança.
Sendo assim, nesta atividade MAPA você deverá elaborar um jogo, que pode ser utilizado para a avaliação da mentalidade matemática de uma criança de 7 anos de idade. Você deve elaborar o jogo tendo como objetivo a avaliação da mentalidade matemática do aluno.
Você pode utilizar qualquer ferramenta digital para elaborar o jogo, porém, orientamos que utilize a plataforma Wordwall ( https://wordwall.net/pt). Para saber mais a respeito de como utilizar a plataforma para criar um jogo, sugiro que acesse o vídeo tutorial a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=lcC2zTjJb6k
Após a elaboração do jogo, você deverá:
1- Inserir uma foto do layout do jogo produzido
2- Responder as questões abaixo (mínimo de 15 linhas e máximo 20 linhas no total):
- a) Como pensou na estruturação do jogo
- b) Como o jogo pode possibilitar a avaliação da mentalidade matemática de uma criança na faixa etária de 7 anos.
ATENÇÃO:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio.
* Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, antes de clicar em "finalizar", pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo da professora com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.
Bons estudos!