MAPA - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2023
Vygotsky foi um estudioso nascido na Bielo-Rússia com foco em diversas áreas como direito, História e Filosofia. Os principais estudos desenvolvidos por ele versam sobre a importância da mediação social para que ocorra o desenvolvimento, principalmente das funções psicológicas superiores. Com o aprofundamento de seus estudos e experiência com a formação de professores, os distúrbios de aprendizagem e de linguagem se tornaram o foco principal de investigação.
GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Unicesumar: Maringá, 2021. [Unidade 1, p. 25]
Os avanços na área da Psicologia da Educação estão ligados ao desenvolvimento da abordagem Histórico-Cultural desenvolvida pelo próprio Vygotsky com colaboradores. A resolução desta atividade relaciona-se então com a compreensão de alguns conceitos referentes a esta abordagem. De acordo com o material da disciplina e outras fontes responda aos seguintes itens:
- Explique sobre o Nível de Desenvolvimento Real e apresente pelo menos 1 exemplo e como ocorre.
- Explique sobre o Nível de Desenvolvimento Potencial e apresente pelo menos 1 exemplo e como ocorre.
- Explique sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal e apresente pelo menos 1 exemplo e como ocorre.
- Qual o papel da mediação no processo de formação das funções psicológicas superiores? Apresente um exemplo no contexto escolar.
Para responder às questões demonstradas acima, será preciso:
- a) Montar um arquivo em Power Point no formato de uma aula apresentando cada um dos tópicos exigidos.
- b) Utilize 1 slide para apresentar o conceito e 1 slide para apresentar o exemplo.
- c) Organize os slides com poucas palavras e mais didático.
- d) Apresente imagens para demonstrar o exemplo. Cuidado com imagens registradas com direitos autorais.
Referências extras:
COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, v. 2, n. 1, p. 144-152, 2012. https://facos.edu.br/publicacoes/revi...
Selau, Bento. A ABORDAGEM DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO. Psicologia em Estudo [online]. 2020, v. 25 [Acessado 4 Janeiro 2023], e47581. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v....
Zanelato, Eliete e Urt, Sonia da Cunha. A ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia em Estudo [online]. 2021, v. 26 [Acessado 4 Janeiro 2023], e45690. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v....
Pott, Eveline Tonelotto Barbosa, Neves, Maura Assad Pimenta e Souza, Vera Lúcia Trevisan de. CONTRIBUIÇÕES DA IMAGINAÇÃO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E À EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2022, v. 26 [Acessado 4 Janeiro 2023], e223597. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392022... https://doi.org/10.1590/2175-35392022....
Orientações:
- Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no formulário padrão (POWER POINT) disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina.
- Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências, informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina.
- Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com os professores mediadores.
Atenção:
- Quando concluir a atividade dentro do Formulário, você deve anexá-lo clicando sobre o botão "Selecionar arquivo", clique no botão "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade, após certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.