MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023
"Os impactos do sucesso de um negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso, elas devem estar bem estruturadas e planejadas."
Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto.
Momento 1: O negócio:
A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício), que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas e 350 funcionários.
A Rede de Farmácias SOLMAIS tem como missão: “Oportunizar saúde e qualidade de vida, garantindo o crescimento e a perpetuidade do negócio”. Como Visão, a empresa intenciona, “Ser reconhecida por nossa capacidade de servir, crescer e compartilhar, valorizando as pessoas e promovendo a saúde de forma sustentável”.
Diante disso, o Presidente da Rede de Farmácias SOLMAIS, instalou em 2016, uma unidade administrativa, para organizar e promover o desenvolvimento de sua empresa.
Todas as decisões tomadas na empresa, são realizadas pelos gestores de cada departamento junto ao proprietário que ocupa a cadeira da Presidência, sendo: Recursos Humanos, Controladoria, Contabilidade, Financeiro, Departamento Pessoal, Supervisor de lojas, Marketing, Comercial, Processos, Jurídico, Gestão de Projetos e Processos, entre outros departamentos essenciais para a gestão do negócio, entretanto o levantamento de dados para análises, são realizados por planilhas em Excel, o único software mais preciso e utilizado pela organizacional, está relacionado com a parte comercial.
tá enfrentando desafios muito comuns encontrados nas empresas, a triagem dos currículos, que demandava muito tempo da equipe de Recursos Humanos (RH). Outro desafio enfrentado pela organização foi a constatação pela gestão de RH no aumento no índice de turnover de 45% em todas as lojas no período de 2018 à 2022, foi um aumento significativo, em todas as funções das lojas, como caixa, atendentes, farmacêuticos e gerentes e dentre as principais queixas relacionadas estão:
16 % - Falta de motivação.
18 % - Sem perspectivas de crescimento.
19 % - Insatisfação com o trabalho em equipe.
17 % - Insatisfação com o relacionamento interpessoal.
15 % - Não há um bom relacionamento entre gerentes e equipes.
15 % - Insegurança devido à falta de comunicação e conhecimento sobre os processos organizacionais.
Com o índice de turnover elevado, o processo de recrutamento e seleção acaba sendo prolongado e, consequentemente, as atividades dos subsistemas de RH ficam em 2º plano, como mostra os resultados mais relevantes apresentados nas entrevistas de desligamento.
incluem maior engajamento e performance da equipe, contratações mais efetivas e melhor controle sobre os processos internos, além de atender as demais demandas na área de Gestão de Pessoas.
Análise de currículos: a empresa não possuía um banco de dados, então os currículos eram entregues pessoalmente pelos candidatos nas lojas que, por sua vez, encaminhavam por malotes para a unidade administrativa.
Treinamento e Capacitação: a empresa não investe na aprendizagem de seus colaboradores, cada loja tem liberdade para realizar ou não a integração, treinamentos operacionais entre outros, sendo assim, colaboradores novos aprendem, na maioria das vezes, sem acompanhamento, logo isso acaba desmotivando as pessoas e gerando um relacionamento interpessoal insatisfatório, levando aos pedidos de demissões.
Outras falhas também foram encontradas, como: plano de carreiras, gestão do desempenho, alinhamento de informações, falta de comunicação, mau atendimento etc.
Momento 3: Seu desafio como profissional de RH:
Diante das informações coletadas por sua empresa de Consultoria em RH e Negócios, agora você precisa apresentar um Planejamento de Recursos Humanos a ser implantado no primeiro semestre de 2023, com a proposta de uma reestruturação das atividades-chave da área de RH. Este planejamento será apresentado para validação do Presidente da SOLMAIS, junto a área de Recursos Humanos. Em sua apresentação deverá conter as seguintes etapas:
1) Diagnóstico interno do negócio da Rede de Farmácia SOLMAIS, identificando dois pontos fortes e fracos;
2) Elaboração de um plano de metas e objetivos considerando os objetivos do RH e os dados levantados no diagnóstico. (Apresente no mínimo 5 itens);
3) Elaboração de um plano de ação contendo o conjunto de áreas e ações de RH a serem realizadas, para que os objetivos do plano de metas sejam plenamente alcançados. (Apresente no mínimo 5 ações);
4) Como Profissional de RH, apresente suas considerações finais, ressaltando a importância sobre a elaboração do Planejamento de RH da SOLMAIS.