MAPA - SEG - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 51/2024
Como uma estratégia de comunicação mercadológica pode levar os clientes a comprarem produtos em uma loja de equipamentos de segurança?
Um relatório da empresa Salesforce — baseado em pesquisa com mais de 8 mil consumidores e compradores profissionais em 16 países — mostrou, no ano passado, tendência contínua de expectativas elevadas dos clientes, entre elas, em relação à qualidade de suas experiências de compras. Os brasileiros se destacaram na exigência: 89% disseram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto e o serviço que é comprado.
A experiência de compra é o conjunto de interações que um consumidor tem com uma marca: desde o início, recebendo campanhas de comunicação que fazem sentido para ele; durante, com a variedade de canais de compra e a facilidade no processo; e depois, conseguindo fazer uma troca ou devolver um produto, por exemplo. É toda a jornada.
Fonte: Adaptado: https://extra.globo.com/economia-e-fi.... Acesso em: 16 Jan. 2022.
Quando você compra um produto, em geral leva em consideração anúncios e outros incentivos de comunicação que recebe durante a sua jornada de compra. Lembre da última vez que fez uma compra a avalie os elementos que mais chamaram sua atenção em alguma comunicação que recebeu, seja nos meios tradicionais ou digitais.
A partir do que foi abordado até aqui e analisando o processo de comunicação, você consegue perceber a importância da mensagem, da linguagem, bem como dos canais que podem ser utilizados pela empresa para se comunicar de forma mais efetiva com seus clientes?
Com a crise sanitária mundial, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e, por isso, têm buscado produtos que visam a proteção como máscaras, luvas e outros equipamentos. Aproveitando esse contexto, um empresário resolveu abrir uma nova loja de produtos de segurança personalizados e lançará sua marca no mercado, em uma cidade de médio porte, a partir de abril de 2022. A loja pretende atingir principalmente o público da classe B e C, homens e mulheres, entre 35 e 45 anos, que moram nas proximidades da loja, e que necessitam desse tipo de produto e buscam por algo diferenciado. Desta forma, para auxiliar a equipe de comunicação da empresa, você foi convidado a elaborar um Plano de Comunicação, pede-se:
1) Crie um nome para essa loja e justifique a escolha.
2) Descreva duas ações de comunicação que serão utilizadas para a divulgação da nova loja. (Você pode escolher de acordo com as ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) do nosso material didático).
3) Escolha no mínimo dois canais digitais para veiculação das propagandas de lançamento da nova loja e justifique as suas escolhas.
4) Elabore um post para o Instagram, comunicando a abertura da loja. Para isso, não esqueça de colocar o nome dado a loja (item 1), uma data para a inauguração e uma frase para atrair a atenção dos clientes.